Ideb 2019

O município cresceu 0,3 pontos no IDEB

Por Nara Coelho

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, é um indicador nacional que monitora a qualidade das escolas da educação básica.

A cada 2 anos os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental, 3º ano do ensino médio são avaliados em Leitura, conhecimentos da Língua Portuguesa e em Matemática pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, Saeb. O cálculo do Ideb inclui a média das avaliações realizadas pelos alunos e o fluxo escolar, ou seja, a taxa de aprovação anual da escola.

As metas estabelecidas são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, contudo, a proposta é que todas atinjam até 2022, 6 pontos, que é a média dos estabelecimentos de ensino dos sistemas educacionais dos países em desenvolvimento.

COLÉGIO DO CAMPO É PRIMEIRO LUGAR no IDEB

Colégio Julio Moreira primeiro no Ideb
professor Osvaldo Verbaneck, diretor do Colégio | Foto: Divulgação

No municipio de Pinhão, em relação ao ensino fundamental fase II, que avalia os alunos do 9º ano, o Colégio Estadual do Campo Professor Julio Moreira ficou com a maior nota, 5,6. Dando um salto de 1,2 pontos, pois em 2017 a média do Colégio tinha sido 4,4.

Superando a média nacional prevista para 2019, que era de 5,2 para os 9º anos e a estadual que era de 5,1.

O Colégio Julio Moreira está localizado no distrito de Faxinal do Céu, no municipio de Pinhão/PR, pertence ao NRE, Núcleo Regional de Educacão de Guarapuava, que abrange oito municípios,  ficou em quinto lugar entre as cinquenta e sete escolas de ensino fundamental, que compõem o NRE.

O Colégio tem 291 alunos divididos entre turmas do sexto ao nono ano e do ensino médio. Os alunos são oriundos de treze comunidades do interior, muitos deles enfrentam vários quilômetros para chegar até a escola, saem muito cedo de casa para estudar.

MUITO TRABALHO E UNIÃO

O professor Osvaldo Verbaneck, diretor do Colégio, explicou que a escola, do Campo enfrenta problemas a mais que as demais escolas, “como os alunos enfrentam longas distâncias e saem cedo de casa, quando vem o frio e as chuvas muitos não veem para a escola. Hoje não temos problema com o transporte escolar, mas os pais não mandam por cuidado, assim quando eles estão na escola precisamos aproveitar ao máximo esse tempo”.

 

Equipe planejando o próximo Ideb
Diretor e grupo de professores planejando as próximas ações | Foto: Divulgação

Segundo ele, o resultado é a  consequência de um trabalho voltado a reduzir a evasão escolar, da realização de simulados para que os alunos compreendessem a metodologia das provas do Saeb, análise dos resultados dos Ideb anteriores. Apoio recebido das tutoras do NRE. Muito compromisso e união de toda a equipe de profissionais da escola, pedagogas e principalmente dos professores, ”Os professores abraçaram a causa, sempre estavam trabalhando com as questões das provas, foi um trabalho que exigiu a dedicação de todos da equipe do Colégio, sabemos que é preciso manter esse trabalho sem descuidar para garantir a qualidade do ensino e ampliar a média em 2021”.

Em relação ao ensino médio. o Colégio Julio Moreira subiu um ponto indo de 3,9 para 4,9, superando a meta determinada para a escola de 2021 que era de 4,4.

O colégio Mario Evaldo Morski foi o estabelecimento de ensino que atingiu a maior média no ensino médio, que foi de 5,1.

PINHÃO SOBE 0,3 PONTOS NA MÉDIA DO IDEB

O município de Pinhão está comemorando o resultado do Ideb, que foi de 5,1 para 5,4. A rede municipal abrange as escolas do ensino fundamental I, os alunos avaliados são os dos 5º anos.

Das catorze escolas que compõem a rede municipal, oito subiram sua média, duas mantiveram a de 2017 e em duas a média caiu. Em uma não foi possivel calcular a média, pois um número insuficiente de alunos realizou as provas. “Esse é o resultado de muito trabalho de muitas mãos, de gente que se preocupa com a qualidade da educação. É o resultado do planejamento e acompanhamento da equipe da secretaria de Educação, das direções e equipe pedagogica das escolas e de muita dedicação das professoras”, destacou a secretária de Educação e Cultura do municipio, Maria Aparecida de Oliveira Santos, a Cida Chalegre.

Cinquenta por cento das escolas atingiram ou superaram a meta para 2019. Entre as escolas que superou a meta para 2019, entre elas está a Escola Municipal Frei Francisco.

 ESCOLA FREI FRANCISCO SUPERA A META DE 2021

A escola municipal Frei Francisco está situada no bairro Vila Caldas, que tem um índice alto de moradores enquadrados nas fragilidades socioeconômicas, ficou em primeiro lugar no municipio entre as escolas que atuam da educação infantil ao 5º ano.

A escola já viveu a situação de estar entre as piores média do municipio, mas a tempo vem realizando um trabalho contínuo de busca da qualidade do ensino.

No Ideb de 2019 a escola subiu 0,7 pontos, passando de 5,1 para 5,8 superando a meta prevista para 2021 que era 5,6.

A pedagoga da escola, Nagely Ferreira Coelho, explicou que há tempos a escola vem desenvolvendo ações em busca da melhoria do ensino, “A escola já foi a lanterna e muito criticada, mas buscou trabalhar para mudar o resultado, quando cheguei na Escola, vi que acontecia um trabalho sério e positivo, pude ver a dedicação dos professores e um esforço para que mesmo o aluno não tendo todas as condições ele pudesse ser estimulado, mostrando que eles são sempre capazes”.

Segundo ela está havendo uma trabalho de unificação de troca de experiencias entre as escolas e todas estão colhendo os resultados, “Vemos que quase todas as escolas subiram, notando uma unificação de todas na melhoria do aprendizado de seus alunos. Todas as escolas estão de parabéns”. Acrescentou, “Essa nota é um conjunto de trabalho de comunicação, estudo e de um planejamento que leva o benefício ao aluno, além da nota”.

Nagelly confessou que não esperavam um resultado tão alto, “Digo  que não esperávamos essa posição, pois acreditamos primeiro no aluno, em seu bem estar, mas que esse resultado veio como uma inspiração ainda maior para continuar nosso trabalho, sempre seguindo o que  estava certo e melhorando, e corrigindo nossos erros”.

Veja o vídeo da carreata de comemoração da escola Frei Francisco, por ter ficado em primeiro  lugar entre as catorze escolas municipais de Pinhão.  

https://www.facebook.com/JornalFatos/videos/325614955531021/

Clique  👉 AQUI  e baixe o aplicativo da WEB RÁDIO FATOS

Compartilhe

Veja mais