turismo em Pinhão

Jocelino “Reunião com a presidente da ADECSUL foi proveitosa”.

Nara Coelho
POR NARA COELHO

Em relação ao setor do Turismo, o municipio de Pinhão/PR passou a pertencer à regional Terra dos Pinheirais.

No dia 27 de janeiro, o prefeito José Vitorino Prestes, PSB, e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Jocelino Vitorino Alves, se reuniram com a presidente da ADECSUL – Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul do Estado Paraná, Estela Mara Rosa para uma reunião.

 A REUNIÃO

Na pauta, a criação do primeiro Roteiro Turístico de Pinhão e a participação do Munícipio na Regional Terra dos Pinheirais foi definida por Jocelino: “Uma reunião muito proveitosa”. Várias ações efetivas para movimentar o turismo foram discutidas.

A reunião contou com a participação de membros do Conselho do Turismo e do diretor do Turismo, Cleverson Soares Lima.

Foi discutido um calendário com os eventos, sendo foco também o turismo religioso, já que as manifestações religiosas são uma forte característica dos pinhãoenses. “A reunião deu um ânimo no Conselho de Turismo, em nós, sentimos que é preciso começar, iniciar o turismo interno, mas é preciso começar e vamos colocar a mão na massa”.

ROTAS TURÍSTICAS

A primeira Rota do Turismo Rural que eles querem movimentar é a Rota dos Sabores, que deve ter como percurso iniciando na Comunidade Alecrim, que tem o queijo premiado da produtora Angelita, passando pelo Arroio Bonito, para provar a famosa cuca da Vovó Miranda. Ao retornar para o municipio passar pela Adega Sabor do Sul e pela propriedade Recanto feliz. “A Estela e sua assessora nos orientaram a inserir no percurso alguns atrativos como o balanço infinito, gostamos da ideia, mas acreditamos que devemos começar com a rota e ir melhorando, incluindo as atrações”, detalhou o secretário.

Eles pensam também em criar uma rota que inclua Faxinal do Céu e a área de lazer, a realização dos torneios de pesca é importante.

CAMINHADAS

Devido à pandemia em 2020, as atividades na área do turismo ficaram todas suspensas, espera-se que esse ano a situação mude.

Para o mês de maio está programada a Caminhada Cata Pinhão, para setembro a Caminhada da Primavera no Caminho das Azaléas  em Faxinal do Céu e a das 7 Cachoeiras em dezembro.

MELHORIA AO ACESSO 

A presidente da ADECSUL , Estela Mara, indicou caminhos para buscar recursos para melhorar a estrada de acesso à Pousada Paiol de propriedade de Dino Baggio.

CONSELHO DO TURISMO

Na reunião, Estela Mara alertou o secretário que era preciso fazer nova eleição do Conselho de Turismo, já que o mandato é de 2 anos e estava vencido.

O Conselho do Turismo é formado por representantes do executivo, legislativo, ACIAP e sociedade Civil, “Estaremos providenciando já a eleição da nova diretoria, pois o Conselho e Secretaria tem que trabalhar juntos e integrados para podermos efetivar o turismo no nosso municipio”, informou Jocelino.

https://www.facebook.com/valedasaraucariascresol/photos/a.112844883723279/234375218236911/

Compartilhe

Veja mais