Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

A  Copel aproveitou o dia 05 de junho, que é o dia do Meio Ambiente para inaugurar o lindo e aconchegante espaço de recepção e acolhimento ao visitante que o Jardim Botânico Faxinal do Céu passa a ter.

A INAUGURAÇÃO

A cerimônia de inauguração contou com a presença de Marlene Zorzi, Superintendente Administrativo Financeiro da Copel Geração e Transmissão,que deu as boas-vindas aos convidados, a superintende de meio ambiente da Copel Geração e Transmissão Luísa Nastari, falou que a Copel tem um grande equipe de técnicos na área ambiental, pois o grande desafio deles é gerar e transmitir energia em equilíbrio com o meio ambiente.

O Secretário  Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do  Paraná, Márcio Nunes, iniciou destacando a satisfação de estar participando do evento, da importância do dia do meio ambiente e a importância da inauguração do receptivo turístico que estava dando um destaque a mais ao Jardim Botânico, “É muito bom estar aqui, ver essa obra que foi toda realizada com materiais reciclados em um espaço que, com certeza, já promove o turismo, mais ainda, vai ser muito mais impulsionado, contribuindo para o desenvolvimento de toda a região”.

PROJETO VILA SUSTENTAVEIS

O engenheiro florestal, Murilo Lacerda Barddal, falou sobre como o espaço da recepção foi construído e que ele é resultado de muitas mãos,” Preciso dizer que o Jardim Botânico tem 40 anos e eu tenho o privilégio de ser a terceira geração de engenheiro florestal responsável por esse espaço, é preciso agradecer ao engenheiro Benedito Xavier, que deu início a tudo isso e ao engenheiro Mario Torres, que passou 40 anos aqui trabalhando, cuidando e nós representamos muitas mãos, pois o Jardim é resultado do trabalho de muitas mãos”.

Murilo destacou que o espaço da recepção aos turistas foi feito todo com material reciclado, “Nós não gastamos absolutamente nada em material nesse prédio, ele é todo de material reciclado, é preciso reafirmar que aqui tudo é feito a muitas mãos e nesse prédio não foi diferente”.

Ele contou sobre como é realizado o projeto Vila Sustentável, que além de realizarem a um bom tempo a separação e recolhimento do lixo reciclado eles passaram tambémao recolhimento do lixo orgânico de toda a Vila do Faxinal do Céu, isso acontecendo nas 180 casas residenciais da Vila, esse lixo é transformado no viveiro florestal em composto orgânico. Esse projeto que acontece desde 2016, em 2018 foi premiadopela FIESP/SESI, na categoria grandes indústria de melhor projeto de sustentabilidade de 2018.

E o próximo passo do projeto é auxiliar as vilas que estão no entorno de Faxinal do Céu para que elas também realizem a reciclagem e para isso foi criado os Eco Pontos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pinhão.

ECO PONTOS

O secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação de Pinhão, Valter Israel da Silva, contou aos presentes todo o processo de desativação do lixão a céu aberto e a construção do aterro sanitário, a criação do projeto de incentivo à população para a separação do lixo reciclado, a Bufunfa.

Em seguida ele falou sobre a parceria entre a prefeitura e a Copel que permitiu a implantação dos Eco Pontos, que são pontos que terão latões para as pessoas colocarem o lixo reciclado, no caso da Vila Santa Maria, a Copel está instalando os Eco Pontos e fará a coleta levando o lixo até o aterro.

PLANTIOS E APRESENTAÇÃO

Após o descerramento da placa de inauguração da recepção do Jardim Botânico, as autoridades presentes como Jose Ivonei Bisoni do IAPA, vice-prefeito de Pinhão, Beraldo Nunes do  Amaral,(MDB), gerente das vilas residenciais da Copel, Marcos Montalde, o presidente da Paraná Turismo  Jacob Mehl, o conselheiro do Conselho Estadual do Turismo Justo Manica, a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Suzana Andria de Reserva do Iguaçu, e demais convidados realizaram o plantio de várias mudas de árvores e flores em volta do prédio que foi inaugurado.

Os escoteiros de Faxinal do Céu apresentaram,de forma muito graciosa, a lenda da erva-mate, que tirou vários flashes dos celulares dos convidados e aplausos.

A cerimônia de inauguração terminou com uma visita técnica ao Jardim Botânico.

 

Compartilhe

Veja mais