Redação Fatos do iguaçu

Mais dois médicos do Programa Médicos pelo Brasil chegaram ao município de Pinhão – Pr, na sexta-feira (28), para se juntarem aos outros sete que já estavam atuando no Município.

Seis médicos vão atender nas Estratégias de Saúde da Familia-ESF e dois no combate ao Covid:19 na Unidade Sentinela e um afastado por se enquadrar no grupo de risco devido à pandemia.

Chegada dos médicos será importante para reabertura das Unidades de Saúde

Está prevista para o início do mês de setembro a reabertura das Unidades de Saúde, no primeiro momento serão reabertas as da cidade e  na sequência as do interior e com a chegada de mais esses dois médicos foi muito importante para esse momento, comentou o secretário de Saúde.

Segundo o Secretário de Saúde, Ivonei Lima  “A decisão de reabertura das unidades de saúde leva em consideração três fatores: primeiro é que os números de casos, em que pese estarmos em uma crescente aqui no município, entraram em uma tendência de queda no Estado. Segundo, a 5ª Regional de Saúde, juntamente com os 20 secretários de Saúde, vêm trabalhando em um manual chamado Guia Orientador, no qual os municípios terão que seguir  rigorosamente para poder voltar ao mínimo de normalidade e com o máximo de segurança tanto para os pacientes quanto para os profissionais. Terceiro, a população vem buscando a cada dia mais atendimento no Centro Municipal  de Saúde, o Postão, o que nos preocupa por ser a única unidade que está oferecendo atendimento e precisamos descentralizar para evitar aglomerações”.

A pandemia nos impõem a prática de novos hábitos, precisamos nos adaptar a uma nova realidade, ainda não  temos vacina e não há um medicamento específico e eficaz para o vírus, portanto, já completaram 6 meses do início e temos percebido que a população de um modo geral está se adaptando a essa nova realidade. Está aprendendo a conviver com o vírus e voltando aos poucos à rotina, a um novo normal, completou Ivonei.

Compartilhe

Veja mais