A empresa Adega Sabor do Sul, localizada às margens da PR 170, foi palco da entrega   do Inventário Turístico, de Pinhão, aos pinhãoenses, um trabalho realizado em parceria entre Unicentro, Emater, Sindicato Rural, Prefeitura, através da secretaria de Indústria e Comércio.

Foram 14 meses de trabalho para poder se concluir o inventário, que ao final apontou quatro atrativos turísticos e vinte e nove recursos turísticos. Entre os atrativos está o Jardim Botânico, e o Faxinal do Céu, Entre os recursos vales, cachoeiras, o Morro da Cruz. O prof. Dr. em Geografia da Unicentro, Mário Zasso Marin, fez uma breve apresentação do inventario e explicou que os vinte e nove recursos, são atrativos turísticos em potencial, mas que ainda não estão prontos para receber os turistas, uns devido às precárias condições  de acesso, outros pela falta de uma estrutura para receber o turista. “Foi um longo trabalho, enfrentamos algumas dificuldades e contamos com a colaboração de muitos voluntários para que pudéssemos adentrar em determinados lugares. Valeu a pena, é um documento que dará um norte a Pinhão é imprescindível para que se possa buscar recursos e viabilizar o fomento de novos negócios neste setor, impulsionando a economia de Pinhão”.

Prof. Dr. em Geografia da Unicentro, Mário Zasso Marin, fez uma breve apresentação do inventario  (Foto: Gisele de Pádua/Fatos do Iguaçu)

Prof. Dr. em Geografia da Unicentro, Mário Zasso Marin, fez uma breve apresentação do inventario (Foto: Gisele de Pádua/Fatos do Iguaçu)

A assistente social da Emater, Luzyanna Tavares, frisou que foi um trabalho muito difícil mas gratificante. “Pinhão é um município muito grande e com muitas riquezas naturais que podem ser exploradas economicamente. Passamos por lugares exuberantes.  E já foi aprovada pela Câmara Municipal a lei que reconhece o Conselho Municipal do Turismo e o Fundo Municipal do Turismo, são ferramentas essenciais para se buscar recursos e promover o turismo e o desenvolvimento de Pinhão, tornando-o mais atrativo e, consequentemente,  movimentando a economia”.

Compartilhe

Veja mais