Mais uma crônica de Francisco Carlos Caldas

Dormir bem e 6 a 8 horas por dia é fundamental, para repor energias e até porque nas noites os problemas e preocupações se agigantam.

            Na madrugada do dia 29/12/19, este ser perdeu o sono, e já meio como de praxe, procura tirar algum proveito disso, fazer reflexões, ócio criativo do italiano Domenico de Masi, e ampliar conhecimentos, e só eventualmente se envolver com algum trabalho. E então, ligou celular e até por acaso, ouviu uma fala de um deputado sobre fake news, e depois entrado numa palestra de 2017 feita para um grande público do Rio de Janeiro, pelo professor e historiador da UNICAMP, Leandro Karnal, de quem ao lado de Mario Sérgio  Cortella, já assistiu palestras presenciais, gosta e não se cansa de ouvi-los.

            A palestra ouvida às 4 da madrugada do dia 29/12/19, o tema este até não gostou “Tudo que te agrada, te engana”, mas o conteúdo foi ótimo, para não dizer maravilhoso e recomendável assistir. Entre outros temas, há abordagem sobre: soberba, cobiça, humildade, felicidade, conhecimento, sorte, mirar alto, trabalho, equilíbrio, pessimismo, otimismo, família, valores, dos erros, estratégias, mudanças, controles, resiliência, construir-se, presente e futuro, fracasso, desafios do sucesso, como enfrentar ataques/ofensas, os cuidados com o aparecer e ter;  vida plena, e entre outros pensadores, citou o filósofo Sócrates e o seu famoso “Conhece-te a ti mesmo”, o psicanalista Freud, filósofo grego Epicuro, o hindu Gandhi, maestro Arthur Moreira Lima.

            Entre outras pérolas pregou, os cuidados com as Redes Sociais, e que não é o melhor local para lutas, ou perder tempo com babaquices, ataques  que são como venenos, que  só funcionam se a gente tomar. Explicou como reagiu quando um aluno lhe chamou de “careca”, e um outro, de “filho da p...”. E até entrou num tema delicado e complexo que é a opção sexual das pessoas, e como um gaúcho da cepa,  respeita  e tolera as diferenças, mas tem a posição dos ditos de sua Terra (RS), de que “por onde sai feijão, não entra mandioca”.

            E também nos impactou com a reflexão de  como começou a Família no Éden, com muita liberdade e  a comida da maçã proibida, e  Abel matando Caim. E que ostra feliz e na zona de conforto, não produz pérola.

            Em outras palavras, a palestra assistida e ouvida  de uma insônia de uma madrugada,  e que ao lado de uma homenagem prestada no Programa Globo Esportes, ao locutor Osmar Santos, que foi entre outros feitos a voz das Diretas Já; filme Dois Papas assistido em 29/12/19 e outras graças do ócio criativo, como no almoço do Natal 2019, minha neta ter puxado a oração e canto de benção aos alimentos, mexeu bastante conosco, e terminamos o ano fortalecidos espiritualmente, e que venha 2020, com as dialéticas da vida.

(Francisco Carlos Caldas, advogado,  cidadão e ser pensante)

Compartilhe

Veja mais