Inscrições para VIII Seminário sobre o ECA estão abertas

Proteção Integral da Criança e Adolescente em Tempo de Pandemia

O Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente entrou em vigor em 12 de outubro de 1990. Em seus 267 artigos estabelece as diretrizes para programas de proteção integral aos direitos de crianças e jovens e as responsabilidades da família, do Estado e da sociedade no processo de desenvolvimento e formação desses cidadãos.

Seminário

Há 8 anos o mandato do deputado estadual Tadeu Veneri, PT, tem buscado realizar discussões sobre o ECA, sua implementação e articulação com os diversos setores da sociedade que atuam junto à formação e educação das crianças e adolescentes.

Um dos caminhos para essa discussão tem sido os seminários, o primeiro aconteceu em 2013.

VIII Seminário

O VIII Seminário acontecerá nos dias 19,20 e 21 de outubro de forma online com transmissão pelas redes sociais do deputado e do evento, https://www.facebook.com/seminariodoecaparana.

Nesta edição, o seminário ficou na responsabilidade de Francisco Beltrão, como todos os demais foi construído de forma coletiva com a participação de muitos parceiros, entre eles NEDDJES, Passos da Criança, Cepat, Unioeste, Unicentro, UEPG, UFPR- ABAI, NEPIA, Meninos de Quatro Pinheiros e Lapsu.

Participação ativa das crianças e adolescentes

O Seminário não é só pensando sobre os direitos das crianças e adolescentes, mas, também com sua participação ativa na organização e durante o evento. Inclusive as mesas de debate dos diversos temas terão como mediador adolescentes.

Temática

Esse ano todas as discussões serão feitas a partir do cenário da pandemia, que após quase 2 anos tem mostrado sinal de estar sob controle, porém, as consequências começam a ser vividas por todos.

Serão debatidos três eixos: A educação, a saúde e a política nacional de assistência social, os três em relação à pandemia.

Programação

A partir das 8 horas do dia 19, acontecerá a abertura, em seguida será discutido o eixo Educação e a Pandemia, que estará dividido em 3 mesas de discussão, que contará com a presença de vários professores/pesquisadores da área, advogados que atuam no setor, representante do Projeto Pipa e do Observatório das Escolas Militarizadas do Paraná e do deputado estadual Tadeu Veneri.

No dia 20, o eixo discutido será Saúde e a Pandemia e contará com a presença de professores/pesquisadores e de psicanalistas e psicólogos que já tem enfrentado em sua rotina diária dos consultórios e clínicas as consequências psíquicas nas crianças e adolescentes em relação à pandemia, as discussões acontecerão em 4 mesas com temas que vão da humanização do parto à discussão sobre a interferência do racismo na saúde da criança e do adolescente.

No dia 21, o eixo abordado será da Política Nacional de Assistência Social e Pandemia, serão 4 mesas de discussões.

Ao realizar a inscrição o participante escolhe em quais mesas deseja participar.

Inscrição

Para participar do VIII Seminário do ECA do Paraná é necessário realizar a inscrição que é feita pelo link: https://forms.gle/bpxSA8h9TZukkqX29 e informações poderão ser solicitadas pelo e-mail, [email protected]

Um convite Especial

Convite da Yasmin Victória, 12 anos


 

Compartilhe

Veja mais