Vilson Antonio Prudente, diretor do Caps/Pinhão  | Foto: Luana Caldas Martins

Por Luana Caldas Martins – Estagiaria de Jornalismo

 A campanha Setembro Amarelo foi criada em 2015 no Brasil, pelo CVV – Centro de Valorização da Vida. O mês de setembro é o escolhido porque no dia 10 do mesmo, é considerado o Dia Mundial de Prevenção desde 2003 quando foi criado pela IASP – Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio.

 Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano no Brasil, ele é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos. Por isso é tão importante tratar desse tema principalmente na população adolescente e jovem-adulta, que é o maior alvo também na nossa cidade.

PINHÃO

 Reforçando essa concepção de público alvo, as atividades do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, serão direcionadas para as escolas especificamente no ensino médio, que é onde se concentram as maiores taxas e sintomas que merecem atenção, como cita o diretor da unidade, Vilson Antonio Prudente: “É certo que é um problema que não está localizado somente dentro das escolas, mas é de onde vem a maior parte da nossa demanda de encaminhamentos porque lá se manifesta e identifica-se mais comportamentos que dentro da própria família”.

Sobre as ações que o CAPS vai desenvolver Vilson conta do planejamento: “A gente sentou com os diretores de todas as escolas e com o Núcleo de Educação para definir uma programação, além da estadual, uma programação municipal porque cada região tem a sua peculiaridade. Montamos três equipes com assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros para ir em sala de aula entre os dias 17 e 20 de setembro falar sobre valorização de vida”.

Compartilhe

Veja mais