Fachada Câmara Muncipal

Em. 2019 foram muitas as conquistas do Legislativo, entre elas, a consolidação do Orçamento Impositivo, projeto que está em  andamento desde 2017 e agora passos importantes como a formação do Comitê Gestor do Orçamento Impositivo, que contempla os segmentos da sociedade, Legislativo, Executivo, ACIAP, Conselho da Saúde, Associação de Moradores foram dados. Na área de aplicação dos recursos livres tivemos a importante definição do terreno para a construção da Incubadora Industrial Empresarial, que visa a geração de emprego e renda, enquanto na área de saúde já tivemos resultados concretizados através  do Orçamento Impositivo com a aquisição dos equipamentos para o Laboratório Municipal, também a aquisição de uma ambulância e a reforma da Unidade de Saúde do  Mazurechen .

Comitê Gestor do Orçamento Impositivo

E para os próximos anos temos a expectativa de maior efetividade no Orçamento Impositivo, trazendo desenvolvimento e melhorias para nosso povo. Sentimo-nos honrados pela metodologia aplicada nesse projeto por ser moderna e inovadora, podendo-se dizer que é pioneira não somente no Estado do Paraná, mas  como no Brasil, por trazer na sua essência a participação popular via representantes de conselhos/associações atuantes.

Outra atividade que merece destaque é a continuidade do Projeto Câmara Mirim, que promove a formação das crianças através de sessões mensais com palestras para as escolas participantes com temas relacionados à formação política. Ainda no projeto, visita dos Vereadores Mirins à Assembléia Legislativa do Estado e Palácio Iguaçu oportunizando o conhecimento das crianças junto às outras esferas de governo. Acreditamos que a Educação é propulsora para o desenvolvimento e crescimento econômico, social, científico e cultural de um país!

Foi criada a Procuradoria da Mulher, realizando com a presença de mais de 300 mulheres e homens um grande evento para a posse. Um dia marcado com a concretização de um sonho que oportuniza mais um canal para que as mulheres possam estar buscando, cobrando, auxiliando na garantia e melhorias das Políticas Públicas voltadas ao direito da mulher.


Foi um ano de muitas conquistas, entretanto, destaca-se que esta Legislatura está sendo bastante ativa no que tange a busca de recursos para o município via suas referências políticas Estadual e Federal que, na maioria das vezes, a fundo perdido, sem custar nada ao município, proporcionando plena condição ao Executivo melhorar e ampliar a prestação de serviços à nossa comunidade. Demonstrando aqui a verdadeira luta, sem levar em consideração bandeiras partidárias, ficando clara a política conjunta, onde os esforços são convergidos para o bem comum. Não agindo como no passado, onde por interesses de “poder “praticava-se o quanto pior, melhor.

Alguns trabalhos originais do Legislativo:

  • Efetiva fiscalização in loco;
  • Constituição de CEI com efetivo resultado e devolução de recursos aos cofres públicos;
  • Mais de 1000 indicações, levando as reclamações da população até o executivo;

Aprovação de algumas importantes leis: Ficha limpa Municipal – 1ª Lei de Iniciativa Popular – Transporte Universitário Gratuito, Lei da Coleta Seletiva do Lixo – “bufunfa”, com apoio total e imediato da Câmara; Lei da publicação da lista dos pacientes na espera de procedimentos, garantindo assim a transparência na ordem

Estas foram algumas das conquistas do Legislativo, no entanto, restaram outras iniciativas/tentativas frustradas de benefícios à nossa gente que não obtivemos sucesso devido esbarrarem no pouco interesse ou descaso de outros órgãos.

 Queremos nos colocar à disposição de toda nossa população e desejar um  Próspero Ano Novo!

 

Textos e fotos Câmara Municipal de Pinhão

Compartilhe

Veja mais