Conseg
Nara Coelho
POR NARA COELHO

 O Conselho Comunitário de Segurança, Conseg, do município de Pinhão/PR, realizou na noite de quinta-feira, 7 de janeiro, a sua primeira reunião do ano.

CONSEG REUNIU SOCIEDADE CIVIL, EXECUTIVO E LEGISLATIVO

A primeira reunião de 2021 do Conseg reuniu a sociedade civil, que estava representada pelo presidente da ACOMUP, Associação Comunitária de Pinhão, que congrega todas as associações de bairros,  Sebastião Oliveira, o legislativo, com a presença do presidente, o vereador Israel Oliveira Santos,PT, Elias Prestes, PP e Luzyanna Rocha Tavares, PSD e Jerson Costa, Avante.

O prefeito José Vitorino Prestes,PSB, foi convidado, mas não compareceu, o executivo foi representado pelo secretário de Adminstração Leandro Ferreira dos Santos e pelo  Assessor Jurídico Especial do Gabinete,  o advogado Sergio Lopes.

Primeira reunião do Conseg em 2021
Foto: Gisele de Pádua/Conseg

CIA DA POLÍCIA MILITAR

Há algum tempo o Conseg vem buscando apoio para transformar o 4º Pelotão da Polícia Militar do município de Pinhão em Companhia, “O Conselho está atuante e em busca de melhorias no tocante à segurança de nossa cidade, temos um sonho, que é de todos, a implantação de uma Companhia da Policia Militar em nossa cidade, não é fácil, mas se o executivo e o legislativo estiverem juntos, como aqui demonstram estar, temos certeza que poderemos realizar esse sonho”. Declarou o presidente do Conseg Adilson José Novakoski, o Magrão.

Adilson ainda afirmou que o 2º tenente Igor Melik Paulino, comandante do 4º Pelotão e o delegado da Polícia Civil, Bruno Miranda Maciozeck, são parceiros nesta luta e em todas as lutas sobre a segurança pública do munícipio, finalizou.

LEILÃO DOS CARROS DETIDOS

Além da implantação da Cia da Polícia Militar, foi resolvido que será realizada uma conversa com o judiciário para ver a forma de viabilizar um leilão com os 44 carros e 100 motos que estão no pátio da Policia Militar, resultado de apreensões, para levantar fundos para o Conseg e Conselho da Comunidade.

Outros pontos discutidos foi os recursos para a polícia militar e civil, inclusive ajuda de custos para a polícia civil, como a militar recebe do municipio. A reforma e transformação da casa que está situada atrás da delegacia em refeitório, para isso será necessário que ela seja doada ao municipio já que pertence ao Estado.

REUNIÕES DESCENTRALIZADAS

A presença dos moradores da comunidade de Santa Maria, Claudemir e Cleiton Gulhak, expuseram todos os problemas que a comunidade tem enfrentado em relação à segurança. Adilson explicou que esse ano a proposta é realizar reuniões descentralizadas e a primeira será em Santa Maria.

ENCONTRO DA REGIÃO CENTRO SUL

Adilson também informou que estará acontecendo de forma online um encontro com os presidentes dos Consegs da região Centro Sul, que congrega vinte municípios, para organizarem um documento solicitando para a região 120 policiais.

Compartilhe

Veja mais