Fachada da Igreja Presbiteriana do Pinhão após reforma em 2015 | Foto: Divulgação/IPPB

Como congregação está presente no município desde 1970

Por Nara Coelho

Em 1970 chegam a Pinhão as famílias Naiverth e Rickli e com elas uma nova forma de vivenciar a religiosidade, essas famílias são presbiterianas.

FAZENDA FUNDO GRANDE

  As primeiras ações e cultos aconteceram na Fazenda Fundo Grande há 49 anos e durante vários anos foi o local onde os presbiterianos de Pinhão se reuniam para louvar a Deus, pois durante 24 anos os presbiterianos do município foram uma congregação que pertencia à Igreja Presbiteriana de Guarapuava.

1994

Mas, o número de membros foi aumentando e os presbiterianos decidiram que era hora de formalizar a Igreja. Em 4 de setembro de 1994 é constituída e oficializada na sede do município a Igreja Presbiteriana do Pinhão, que está completando 25 anos de presença e envolvimento com a comunidade pinhãoense. Hoje a comunidade presbiteriana é formada por cento e setenta membros.

PASTORES

Nesses anos todos vários pastores contribuíram para que a Igreja Presbiteriana fosse se fortalecendo e cuidando para que o rebanho se mantivesse unido e no caminho do Senhor, entre eles está o reverendo Alcides de Matos, que vinha de Guarapuava desenvolver o trabalho com as famílias presbiterianas de Pinhão.

No momento de institucionalização e formalização da Igreja o pastor e reverendo Carlos André de Barros estava à frente da Igreja e permaneceu na comunidade presbiteriana por 12 anos. Como uma das propostas dos presbiterianos é o envolvimento com a sociedade local como um todo, o pastor Carlos é um dos fundadores da rádio comunitária do município, na qual até os dias de hoje acontece nas terças-feiras, às 7h40, o programa Abençoando Famílias.

Outros reverendos contribuíram com a comunidade presbiteriana, Moacir Navas, Márcio de Jesus Ribeiro, Marcelo, além de pastores auxiliares, todos de maneira peculiar e especial contribuíram para o fortalecimento da Igreja em Pinhão.

Hoje liderando a igreja está o reverendo Sandro Carvalho Rodrigues e o pastor auxiliar Ebenezer Soares.

AÇÕES NA COMUNIDADE

 O pastor Sandro explicou que a Igreja sempre teve a preocupação de ser presente na comunidade “Nós cremos que a Igreja não está na rua Darcilio Ferreira da Silva,908, mas está onde cada um mora, estuda, trabalha”, reforçou.

O Lar do Idoso há anos recebe uma atenção especial, bem como a Casa Lar das mulheres e pastores da Igreja Presbiteriana, inclusive o pastor Sandro foi presidente da Associação São Francisco de Assis, que organiza e mantém o Lar dos Idosos.

Projeto Sorrir, um trabalho socioeducativo voltado para as crianças da comunidade em um encontro mensal de forma dinâmica e lúdica, trabalha os valores universais e a importância de Deus na vida das pessoas com os pequenos.

Mensalmente é desenvolvido um trabalho junto à policia militar e bombeiro comunitário.

Projeto Saber Viver, que são palestras voltadas para as escolas, algumas direcionadas aos alunos e outras aos professores.

Semanalmente o pastor Sandro escreve um artigo no Fatos do Iguaçu, buscando levar os leitores a refletirem sobre o ser cidadão, a importância da família, o amor de Deus para com a humanidade, entre outros temas.

COMEMORAÇÕES

Nos meses de agosto a novembro a comunidade estará recebendo uma vez por mês um preletor que virá fazer uma preleção especial em comemoração aos 25 anos da oficialização da igreja.

No domingo, 19, o pastor Paul Wagner, que abordou sobre uma Igreja Saudável, trabalhando alguns princípios, entre ele a importância da humildade, a importância da Igreja não se perder no orgulho e soberba.

1º DE SETEMBRO

Acontecerá um culto às 19 horas de gratidão e louvor a Deus pelos 25 anos da Igreja, e num momento especial, agradecimento à caminhada desses 25 anos, e contará com alguns pastores que já conduziram a Igreja.

CONVIDA

 O pastor Sandro convida a todos os pinhãoenses para estarem presentes no culto de celebração aos 25 anos da Igreja,

“ Gostaríamos muito de compartilhar esses momentos com os munícipes e com as autoridades do município, pois são 25 anos de louvor a Deus, cuidado com as famílias e envolvimento com a comunidade pinhãoense, assim aguardamos todos no dia primeiro às 19 horas”.

Compartilhe

Veja mais