Carlos Alberto Gonçalves e  Suzete Batista Borges |Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

A legislação brasileira prevê estacionamento exclusivo nas vias e instituições públicas e privadas para as pessoas idosas e com deficiência, para utilizar essas vagas é necessário que sejam credenciadas junto ao Detran – Departamento de Trânsito.

PINHÃO

No município de Pinhão as pessoas idosas e com deficiência enfrentam três obstáculos em relação aos estacionamentos: são poucos, os poucos que tem as pessoas não respeitam e os utilizam, segundo Carlos Alberto Gonçalves que é cadeirante, a dificuldade é muito grande, as pessoas nunca respeitam as vagas e eles se batem muito.

A assistente social, Suzete Batista Borges, secretária executiva do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, explicou que solicitaram à polícia militar uma fiscalização mais enfática e esta alegou que não podia cobrar das pessoas o não estacionamento nas vagas exclusivas porque não havia credenciamento para as pessoas que precisam dessas vagas.

CREDENCIAMENTO

Segundo Suzete, a luta pelo credenciamento vem desde 2017, a busca de solução passou por um longo caminho de conversas com o Detran tanto de Curitiba como de Guarapuava. “Foi trabalhoso, mas em junho levamos ao chefe da 6ª Ciretran de Guarapuava, Antonio Carlos Sutil de Oliveira, uma solicitação, tivemos uma longa conversa e ele se comprometeu em se adequar e oferecer o serviço, em agosto nos avisou que os agendamentos para as credenciais já poderiam ser feitas pela internet”.

CAMINHO PARA O CREDENCIAMENTO

Na terça-feira, 28 de agosto, as primeiras oito pessoas foram credenciadas, “Fomos com cinco pessoas com deficiência e três idosos”.

As pessoas idosas que desejarem ter a credencial deve entrar na página do DETRAN/PR http://www.detran.pr.gov.br/ ir em agendamento, lá seleciona habilitação e depois outros serviços em habilitação e ir seguindo os passos que o próprio site indica, é fácil e rápido agendar para fazer o credenciamento em Guarapuava.

No dia marcado devem comparecer com os documentos pessoais, RG e um comprovante de endereço, caso a pessoa possua CNH carteira nacional de habilitação, deve levar.

Pessoas com deficiência devem levar os documentos pessoais, o comprovante de endereço e mais o laudo médico contento o cid da doença, cuja validade deve estar dentro de um ano.

DIFICULDADE PARA AGENDAR

Se encontrarem dificuldade para agendar ou para ir até Guarapuava realizar o credenciamento, as pessoas podem procurar pela Suzete no setor da Bolsa Família, que a secretaria de Assistência Social estará realizando o agendamento e formando grupos para levar os interessados a Guarapuava.

Ela também informou que eles estão elaborando um adesivo para colocar nos carros das pessoas credenciadas para uma melhor identificação desses veículos.

O COMÉRCIO

Tanto Suzete como o Carlos falaram que o comércio local ainda não se deu conta do quanto eles perdem por não proporcionar acessibilidade às pessoas com deficiência e lembram uma frase do falecido deficiente visual Nivaldo, “Parece que o comércio pensa que nós não gastamos”.

A CIDADE

O secretário de Urbanismo, Meio Ambiente e Habitação, Valter Israel da Silva, explicou que o Comutra, Conselho Municipal do Trânsito, vai se reunir, avaliar o mapa da cidade e respeitando a legislação vigente vai distribuir o percentual de vaga determinado por lei pela cidade, “Nós, junto com o Conselho da Pessoa com Deficiência, participamos dessa luta para destravar essas credenciais, agora vamos trabalhar para organizar o trânsito em relação a essa questão de forma planejada e organizada, pois agora temos as credenciais, é preciso unir as duas coisas, já vamos chamar a discussão no Comutra”.  

Compartilhe

Veja mais