Será uma trilha de 28 km de belezas naturais

Por Nara Coelho

O turismólogo Adriano Raizel da Cruz, que atua na Secretaria Municipal de Industria, Comércio e Turismo de Pinhão contou que a ideia surgiu a partir da Caminhada da Natureza e que quem trouxe a sugestão foi o grupo de Ciclismo MTB Mountain Bike Pinhão, que eles uniram forças com a Secretaria de Esporte e juntos vão realizar o I Circuito de Cicloturismo de Pinhão.

“Vários ciclistas nos procuraram na época que fizemos a Caminhada da Natureza desejando participar, mas é um percurso que não é configurada para o ciclismo, como a procura foi inclusive de ciclista de fora, veio a ideia de fazer o cicloturismo”, contou Adriano.

ACEITAÇÃO

Para surpresa do turismólogo e do grupo MTB, a ideia foi muito bem aceita, inclusive pelo comércio em geral e pelos donos das propriedades por onde o circuito vai passar. “Está sendo uma surpresa agradável, temos recebido apoio e ajuda do comércio local e a aceitação dos agricultores das propriedades aonde o circuito vai passar, tem sido ótimo. As pessoas estão começando a compreender que turismo, comércio, esporte estão tudo interligado e uma coisa agrega valor a outra, que o turismo atrai pessoas que acabam gastando no nosso comércio”, destacou ele.

CIRCUITO

Programado para domingo, 24 de março, o primeiro Cicloturismo de Pinhão terá um percurso de 28 km, todo pelo interior, oferecendo uma trilha com diversas belezas naturais do interior do município, dentre elas, várias cachoeiras.

A saída será da Praça Darci Brolini às 8 horas, seguindo para o trevo principal, dela vão até a entrada da localidade de Santa Terezinha pela marginal que acompanha a PR 170 e o restante do percurso até o Recanto das Águas será pelas estradas do interior. No final do percurso, que está previsto para as 12 horas, os participantes vão se deliciar com uma costelada e sorteio de brindes. “Todos podem participar, crianças, idosos, quem começou a pouco pedalar, ele não é um percurso tranqüilo e terá equipe de apoio”, explicou o turismólogo.

PONTOS DE ENCONTRO

O percurso terá quatro pontos de reagrupamento e hidratação, como o grupo de ciclista estará misturado entre ciclistas experientes e novatos, eles organizarão ao longo do percurso pontos de agrupamento, onde todo o grupo se encontra, se hidrata e curte a natureza, pois em cada ponto terá uma beleza a ser admirada e também serão visitadas algumas das agroindústrias do município que estarão dentro do percurso.

“O cicloturismo não é competição, é um passeio pelo interior, nesses pontos vamos ter frutas e água para os ciclistas, serão próximos a cachoeiras e propriedades e agroindústrias, inclusive com tempo para as pessoas tirarem foto e admirarem as belezas”, detalhou Adriano.

O primeiro ponto de reagrupamento será próximo à entrada da Santa Terezinha, pois haverá a travessia da PR 170, que será acompanhada pela Policia Militar.

INSCRIÇÕES

As inscrições já podem ser feitas na Bicicletaria Beto Bikes e na Secretaria Municipal de Indústria, Comercio e Turismo ao custo de R$ 35,00, incluso almoço e entrada no parque Recanto das Águas, com direito a usar as piscinas e demais estruturas do parque.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (42) 991098094 com Neuraci ou (42) 999540180 com Adriano.

CONVITE

Adriano fez questão de deixar claro que, a partir de oitos anos e que saiba pedalar pode participar. “O que estamos propondo é um passeio pelo interior do Pinhão, assim convidamos a todos que pedalam, seja com muita ou quase nenhuma experiência, que venham participar, temos certeza que quem for vai gostar muito e se deliciar com as belezas da nossa natureza”.

Compartilhe

Veja mais