A Homeopatia é um dos ramos da medicina natural que visa tratar o indivíduo na sua totalidade, buscando as causas emocionais da doença

Os tratamentos naturais são vários – os florais, os fitoterápicos e a Homeopatia,  uma forma de terapia natural iniciada por Samuel Hahnemann (1755-1843) que, em 1796, publicou sua primeira dissertação e que vem ganhando  espaço na medicina moderna.

Fatos do Iguaçu conversou com o terapeuta homeopático Valter Israel da Silva,(foto),  sobre a Homeopatia. Ele é técnico agrícola, com uma qualificação de um ano e três meses em homeopatia, mais o acompanhamento por um bom tempo da prática, realizada para ter o certificado de terapeuta homeopata, curso realizado no Instituto Biocentro de Erechim/RS, em parceria com a Casa Familiar de Rio Bonito de Iguaçu, ancorado pela Universidade Federal de Viçosa/MG.

O QUE É A HOMEOPATIA

É um sistema de medicina que envolve o tratamento do indivíduo com substâncias altamente diluídas, com o objetivo de desencadear o sistema natural de cura do corpo. Baseia-se no princípio de que é possível tratar “de igual para igual”, isto é, uma substância que provoca sintomas quando tomado em doses elevadas, podem ser usadas ​​em pequenas quantidades para tratar os mesmos sintomas. “È a cura pela semelhança, ou seja, algo que provoca a dor que você tem, pode curar a sua dor. Ela trabalha com dose mínima, elevada à máxima potencia. Por isso é possível usar venenos fortíssimos como o arsênico para o tratamento de doenças”, explicou Valter. E ele complementa: para ser homeopatia, a medicação tem que ter passado pelo método da dinamização. “È um remédio natural que passa pelo processo da dinamização, que vai trabalhar com a potencia do rémedio”.

CONSULTA HOMEOPÁTICA

Outro ponto fundamental da homeopatia é tratar o paciente como um todo de forma individualizada e não a doença. Além dos sintomas, o especialista também terá interesse em saber sobre outros aspectos da vida do paciente, como as relações interpessoais, o dia-a-dia no trabalho e os hábitos alimentares. Assim, é procedimento de rotina que as consultas homeopáticas sejam extensas e detalhadas. “A consulta homeopática é um diálogo, a pessoa conta o que está sentindo, a homeopatia busca tratar o paciente na sua totalidade e não a dor ou a doença especificamente, mas o doente”. Ele aponta que muitas doenças estão ligadas a questões emocionais, assim a ideia é equilibrar os sentimentos. “As causas emocionais são a origem da grande maioria das doenças, e ai vamos atuar nesse sentimento, o mal físico é uma conseqüência, assim, a homeopatia age direto nos sentimentos reequilibrando a força vital de cada um”. Ele lembrou que os médicos podem optar em ser médicos homeopatas..

DOSE MINIMA

Na homeopatia, é de praxe as prescrições de doses mínimas, é comum uma ou duas gotinhas, ou um comprimido ao dia e com isso, criou-se a ideia que o remédio homeopático é fraco. Contudo, o homeopata esclarece que são doses mínimas, porém, elevadas à potencia máxima “Veja, o método de produzir a medicação homeopática é a dinamização, e o mínimo para ser considerado homeopático é 6ch (escala usada na Homeopatia), mas essa potencia pode chegar até 50.000 ch, ou seja, a energia que é concentrada nessa dose mínima é muito grande. Por isso é comum as pessoas tomarem dois, três dias, digamos, 5 gotinhas, e já perceberem a mudança no organismo e nas emoções”, esclareceu Valter. Nos casos dos problemas emocionais, você vai tomar remédio de potencia alta uma vez por dia, quando é dor física, você vai trabalhar com potencia baixa mais freqüente, ou seja, várias vezes ao dia.

Ele esclareceu que o terapeuta pode realizar a consulta, prescrever a medicação, mas não pode manipular os remédios isso deve ser feito pelo farmacêutico, nas farmácias de manipulação

RECONHECIMENTO

A cada dia a Homeopatia é mais estudada e hoje, segundo Valter, é aceita pelo SUS, está na Política de Práticas Nacionais Integrativas e Complementares. Quem trabalha com ela, tem sua ocupação reconhecida, pois é uma função que já está cadastrada no Catálogo Nacional de Ocupações desde 2002. “A função de terapeuta ainda não tem regulamentação, é possível ter alvará para trabalhar como terapeuta homeopata. Ela é uma ciência, mas de domínio popular”.

DOENÇAS TRATADAS PELA HOMEOPATIA

A homeopatia pode tratar qualquer tipo de doença, a grande questão é o quanto há de degeneração no órgão afetado.

“Sempre que os órgãos não tiverem totalmente degenerados, é possível recuperar. O diabetes, se a pessoa já está precisando de insulina, o pâncreas está num grau de degeneração, difícil de recuperar, mas é possível ajudar a equilibrá-lo. Antes da insulina é possível a cura”.

Valter reforça que todas as doenças podem ser tratadas com a homeopatia, e que ela vai ter efeito rápido para causas que assim necessitam, vai haver um tempo maior para se alcançar o reequilibrio do organismo em doenças que estão instaladas há muito tempo, como por exemplo, uma alergia de 20 anos.  “Normalmente as pessoas vêm procurar a homeopatia num estágio muito avançado das doenças, ai, não há mais como curar, como reequilibrar o organismo no todo, mas é possível suprimir sintomas, amenizar o sofrimento, Inclusive convulsões”. Ele ressalta que hoje é muito comum tratar as intoxicações, seja por excesso de remédios, agrotóxicos, por estresse e as insônias, dores de cabeça e de estômago.

Ele lembra que a homeopatia pode ser utilizada na área veterinária, inclusive não precisando parar a produção, como por exemplo, tratar o gado leiteiro, durante o tratamento, o leite poderá ser consumido normalmente.


Serviço: Consultas às sextas-feiras a partir das 17h30min  no SIFUMPI e devem ser agendadas pelo telefone (42) 3677 – 3855.

Compartilhe

Veja mais