Rev. Sandro

Sócrates já dizia, “uma vida irrefletida, não vale a pena ser vivida’, e como dizem por aí “é verdade esse bilhete”. A reflexão, o autoexame, o pensar, no que fazer e no que foi feito, faz parte da vida.

O problema é quando a vida fica somente na reflexão, e não se desdobra em ações práticas. As pessoas passam boa parte da vida, pensando na vida, e não estou falando que não devemos pensar na vida, refletir é extremamente importante. Precisamos sim olhar pelo retrovisor de nossa história, isso nos faz considerar, o que precisamos melhorar, o quanto melhoramos, amadurecemos. Isso nos leva a considerar o que precisamos resgatar, tirar, enfim, mudar.

É claro que o pensar na vida não considera apenas o passado, mas o futuro também, as pessoas passam boa parte da vida pensando no que vão fazer, sonhando com dias melhores, e isso é bom. O planejar, evita perder tempo com decisões inúteis, batalhas que não vão acrescentar nada. O pensar no futuro leva as pessoas a colocar metas, propósitos, e como é bom sonhar, mas a vida não é somente pensar no passado e no futuro.

E o hoje? Onde é que fica em tudo isso? Pois bem, devemos refletir que o tempo que temos nesta terra é único, o que deixamos de fazer ontem, não tem como voltar atrás, os dias perdidos com coisas que não valeram a pena, fazem parte da história, não tem como apertar um botão DEL e apagar.

Por isso no meio do passado e futuro está o hoje e devemos viver o hoje, porque o hoje não é apenas para pensarmos no passado ou no futuro (faz parte), é para vivermos, com reflexão e ação. É por isso que devemos tomar cuidado com a procrastinação, ou seja deixar para depois o que pode ser feito hoje.

É importante cuidar do futuro dos filhos, imaginar eles bem formados, com uma excelente profissão, mas hoje é o dia de abraçar eles, de ser presente na vida deles, de brincar com eles, de dar aquele telefonema, só para saber como estão. Muitos pais perdem a infância, a adolescência dos filhos e correm o risco de perder os filhos, porque se preocupam demais com o futuro, se esquecendo que sem o hoje não existe futuro. Outra questão que para muitos fica para amanhã, é o cuidado com a saúde, é o famoso “amanhã começo uma dieta” ou “amanhã eu começo a caminhar, ou começo a academia” (esse último aqui é para mim), onde está o hoje?

Hoje é o dia de caminhar, correr, andar de bike, ir ao parque com a família, de marcar de fato aquela visita que você está adiando há mais de um ano. Hoje é o dia de pedir perdão, ou ainda, liberar perdão. Hoje é o dia de romper com práticas que não valem a pena. Hoje é o dia de sentar com seu cônjuge e dizer “eu te amo”. Hoje é o dia de mudar, de se arrepender, de deixar velhos fardos para traz.

Hoje é o dia de se voltar para o CRIADOR, o doador da vida, Aquele que é o dono de tempo – o Deus Todo Poderoso. A Bíblia diz com respeito ao hoje “este é o dia que o Senhor fez, regozijemo-nos e nos alegremos nele” (Salmo 118.24). Coloque teu hoje na presença de Deus, peça a Deus que lhe ajude a cuidar e a viver o teu hoje, porque o futuro Deus cuidará. Noutro texto bíblico temos o seguinte pedido do salmista “Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos coração sábio” (Salmo 90.12). Em outras palavras, vale a pena pedir a Deus todos os dias, que nos ajude a vivermos os nossos dias de forma sábia, aproveitando bem o hoje.

Deixo uma frase de Arthur Schopenhauer, que diz “vista pelos jovens, a vida é um futuro infinitamente longo, vista pelos velhos, um passado breve”. Para se chegar lá na frente, feliz, realizado, não se pode ignorar o hoje. Portanto, não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje. vamos lá pois hoje é hoje.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

Email: [email protected]

Compartilhe

Veja mais