Além do casório de Pedro e Esperança, sinhazinha, sinhozinho, quadrilha e muito mais

RESERVA DO IGUAÇU – As festas juninas acontecem em diversos estados brasileiros, as celebrações homenageiam três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Os arraiás são criativamente decorados com alguns elementos, como a fogueira, a quadrilha, as bandeirinhas, entre outros. Alegria, euforia e muita dança completam o evento.

Cada região do Brasil celebra os santos à sua maneira, adaptando as tradições juninas aos costumes locais e misturando elementos religiosos, populares e folclóricos. Com o tempo, para que a população pudesse prestigiar o maior número de festejos possíveis, escolas e entidades que promovem o evento optaram também por realizar no mês de julho, dando origem às festas julinas.

PEDRO E ESPERANÇA

E para que a tradição perpetue, sinhazinhas e sinhozinhos desfilam em grande estilo neste sábado, 2 de julho, no Parque dos Tropeiros. Durante as festividades do arraiá, o casório de Pedro e Esperança, uma promoção conjunta da Apae, através da Escola Nova Esperança e a Escola Municipal Pedro Siqueira.

O evento promete agitar Reserva do Iguaçu, pois tudo está sendo preparado com muito carinho por professores, pais, alunos e demais voluntários para que a tradição seja mais uma vez revivida, mas com uma pitada de inovações. “A Apae tem 50 alunos e sempre se uniu com outras escolas, pois o seu público é muito pequeno para realizar um evento tão grandioso e se apresentar. Com esta parceria podemos mostrar o trabalho de nossos alunos”, contou a diretora da entidade, Jussara Macedo de Matos.

A Escola Municipal Pedro Siqueira possui 540 alunos e a diretora, Jumara Dallagnol, a Mara, disse que apresentou a ideia de unir as duas entidades e realizar um grandioso evento aos demais professores e que foi prontamente aceita por todos.

“Todos aceitaram a sugestão, sempre ajudamos a Apae, esta será mais uma grande colaboração, pois todos fazemos parte da comunidade. Nossa festa terá início às 14 horas e devemos nos prolongar até as 21 horas. Haverá guloseimas e brincadeiras tradicionais e algumas surpresas, que somente os que participarão poderão conferir. Convidamos a população para nos prestigiar e apreciar as atrações que preparamos para este dia”, finalizou Mara.

Compartilhe

Veja mais