Foto: Ascom/PMG

Redação Fatos do Iguaçu com Ascom/PMG

O funcionamento do EstaR (Estacionamento Regulamentado) tem novidade em Guarapuava. A partir de hoje (01), o serviço ganha a versão digital para facilitar e agilizar seu uso, aliando tecnologia à soluções urbanas inteligentes.

O grande foco é gerar conveniência ao usuário e praticidade no dia a dia. Com a facilidade do aplicativo, a pessoa ativará a vaga em qualquer tempo, com mais formas para gerar créditos e, também, com economia, já que ninguém mais pagará pelo tempo que não ficar na vaga”, ressaltou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, durante o lançamento da plataforma online ocorrido nesta manhã.

Isso porque, a partir de agora, os usuários não precisam mais se preocupar em comprar ou preencher os blocos de papel do Estar, nem esperar no carro pelos agentes que fazem a venda na rua ou ir até à Setran (Secretaria de Trânsito e Transportes) para regularizar suas notificações. Com o aplicativo, todos esses serviços estarão disponíveis em qualquer celular e funcionarão da seguinte maneira:

  • Quando o usuário chegar ao local desejado, deverá acionar no aplicativo que está naquela vaga
  • A primeira meia hora é paga e depois disso, o usuário só pagará de 15 em 15 minutos. Dessa forma, se o usuário ficar menos de uma hora, o aplicativo devolverá o valor não utilizado para ser usado na próxima vez que estacionar
  •  Quando estacionar, é preciso ativar no aplicativo e quando sair, é preciso encerrar a utilização. O EstaR Digital avisará que o tempo de permanência na vaga está acabando ou que é preciso colocar mais crédito para continuar usando
  • A regularização também ficou mais fácil. Agora, é possível comprar créditos pelo cartão de crédito no aplicativo ou com os agentes do EstaR nas ruas da cidade, que também aceitam em dinheiro. Se o pagamento for em dinheiro ou cartão de débito, as recargas podem ser feitas nos postos de venda do EstaR na rua XV de Novembro, ao lado do café da XV, em frente ao Shopping Maria Antônia, e na Setran, que fica anexa à rodoviária.
  • Para quem preferir, o bloco de papel do Estar continuará valendo normalmente.

“Nossa atuação é para facilitar o processo de compra de crédito, regularização de multas e localização de vagas. Vamos agilizar o trabalho dos agentes, que irão registrar e acompanhar toda a movimentação pelo sistema, dando mais fluidez ao tráfego e contribuindo para a organização na região central da cidade”, afirmou o secretário de Trânsito e Transportes, Adalberto Campos. “Toda a equipe já passou por um treinamento prático do uso da ferramenta digital e estará à disposição dos guarapuavanos para orientações do serviço nesse processo de adaptação com o sistema online”, finalizou o secretário.

Com a ferramenta, Guarapuava avança também nas ações de planejamento urbano. “Esse sistema vai gerar informações para o trânsito de Guarapuava. Teremos dados relevantes sobre o comportamento dos motoristas, seus hábitos e fluxo dos veículos que serão estratégicos para o planejamento da mobilidade urbana. É mais uma solução inovadora dentro de um conjunto de ações que estamos implantando para fazer de Guarapuava uma cidade modelo em inovação e em facilidade para seus cidadãos”, avaliou Cesar Filho.

PARA INSTALAR O APLICATIVO

Para utilizar o serviço no celular, basta baixar o EstaR Digital Guarapuava na loja de aplicativos do seu aparelho, disponível na versão Android ou IOS. Depois disso, é só cadastrar suas informações pessoais e do seu veículo, fazer uma recarga e utilizar o serviço digital em qualquer vaga da cidade.

  

Compartilhe

Veja mais