Foto: Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava

Redação Fatos do Iguaçu com Assessoria

Os agentes de fiscalização Covid-19 da Prefeitura de Guarapuava seguem com atuação intensa monitorando o cumprimento das medidas municipais de enfrentamento à pandemia. Na noite dessa sexta-feira (19), as equipes, com o apoio da Polícia Militar, visitaram cerca de 15 bares da cidade para assegurar a implantação das normativas locais.

O trabalho dos agentes nesses estabelecimentos atuou na fiscalização do cumprimento de decretos anteriores com relação às medidas preventivas à Covid-19; na orientação e alerta de punições mais rigorosas quanto as novas determinações do decreto municipal nº 8022, que restringe o atendimento de bares de segunda a domingo, das 8h às 20h; e das medidas da lei complementar n° 009/2020, sancionada nessa sexta (19), que determina que estabelecimentos comerciais (essenciais e não essenciais) que não cumprirem as medidas de segurança poderão ser punidos com multa de R$ 5 mil e até cassação de alvará de funcionamento, em caso de reincidência.

“Como nós acompanhamos e fiscalizamos esses estabelecimentos desde o início da pandemia com monitoramento e orientações frequentes, a ação de hoje foi além do cumprimento de medidas anteriores, alertando também sobre as novas medidas, destacando que estamos entrando em um período de estágio de alerta epidemiológico e as punições mais rigorosas serão aplicadas. Alguns estabelecimentos visitados já estavam fechados, cumprindo o horário determinado, outros funcionando de forma autorizada com o sistema delivery, e outros foram autuados”, afirmou a agente de fiscalização, Joeci Aparecida de Lima.

Vale destacar que o período de alerta epidemiológico, que contará com punições mais rigorosas em casos de descumprimento, seguirá até 13 de julho, ou seja, por três semanas. As equipes de agentes de fiscalização Covid-19 são compostas por fiscais e servidores de diversas secretariais municipais, que compõe uma força tarefa da administração para monitorar e assegurar o cumprimento das medidas locais de enfrentamento à pandemia.

  

Compartilhe

Veja mais