Grupo questiona destruição das árvores que plantou

Em Pinhão/Pr, no bairro Nossa Senhora Aparecida há uma área de APP – Área de Proteção Permanente com um manancial de água potável.

Um grupo de pessoas que tem na coordenação a cartorária Clícia Maria Roquetto Silva, oficial do Registro de Imóvel da Comarca de Pinhão/Pr., durante os anos de 2019 e 2020 realizaram o plantio de 320 mudas nativas nessa área.

A destruição

Segundo os participantes do grupo “Semeando Sementes e Plantando o Futuro”, a prefeitura municipal teria passado o maquinário e destruído tudo o que tinha sido plantando.

Clícia

                                                           Clícia Maria Roquetto Silva

 

No requerimento que a cartorária Clicia enviou ao prefeito José Vitorino Prestes, PSB, solicitando esclarecimentos ela coloca, “Para minha surpresa, no dia 30 de julho ao passar no local, (…) não havia mais nenhuma árvore plantada na faixa de preservação, (…). Houve uma “limpeza” no local e todas as árvores que estavam ali foram arrancadas por um trator, (…) restaram apenas galhos (…)”.

Porque plantar árvores

Clícia explicou que cresceu tendo uma educação que a ensinou a respeitar, amar e cuidar da natureza e principalmente da questão da água, “Meu pai é um defensor da natureza, um estudioso do código de águas, ele incutiu em nós essa responsabilidade com a natureza. Eu trabalho com produtor rural todos os dias, eles têm que deixar a área de proteção. Assim considerei que era interessante contribuir com a preservação da natureza do município, assim também me aproximar mais da comunidade”.

Uma parceria

Em 2019, Clícia propôs à sua equipe de colaboradores para juntos realizarem uma ação no Dia da Árvore, iniciativa que, segundo ela, foi abraçada pela equipe.

Em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foram informados que a secretaria tinha o programa Corredor Verde, que visava recuperar as áreas de mananciais degradadas. Firmaram uma parceria com o diretor de Meio Ambiente na época, Claudemir Gulak, para realizar uma Ação Colaborativa que envolvia o plantio de árvore na semana de Meio Ambiente no manancial do bairro Nossa Senhora Aparecida.

Envolvendo estudantes

Como a proposta não era só plantar, mas trabalhar com a conscientização da importância de cuidar do meio ambiente, eles buscaram envolver os jovens e para isso buscaram a parceria do Colégio Estadual Mario Evaldo Morski, “Nós montamos um plano de ação que envolveu professoras, pois a ideia não era só levar os alunos lá plantar, mas fazer todo o trabalho de conscientização de formação e assim foi feito, foi trabalhado pedagogicamente toda a questão da preservação”. Dessa parceria entre Cartório de Registro de Imóvel, Poder Executivo e Colégio Morski nasceu o Projeto “Semeando Sementes e Plantando o Futuro”.

Mudas Plantadas

Em 2019, eles conseguiram com a empresa Copel 220 mudas de árvores entre carvalho, imbuia, guabiroba, cerejeira, entre outras mudas nativas da região.

Segundo Clícia, a proposta do projeto era uma continuidade, estar sempre ampliando o plantio das árvores.

Em 2020 foram plantadas mais 100 mudas doadas pela Agrária, “Nossa proposta é de um trabalho constante, assim, em 2020, mesmo com um menor número de pessoas participando devido à pandemia, nós plantamos mais 100 mudas e a ideia era a cada ano ir ampliando esse plantio e agregando mais pessoas para aderir ao projeto”.

Acompanhamento

Clícia contou que foi realizado acompanhamento, “Em 2019 as mudas que nos foram doadas já eram grandes, depois do plantio a prefeitura foi lá limpar e nós fomos acompanhando, íamos lá ver como estava indo o crescimento das mudas, e em 2020, mesmo com a pandemia fizemos o plantio de mais mudas”.

Foto feita por integrante do grupo que mostra que as mudas já estavam grandes e cuidadas

A cartorária falou que foi um choque ver que tudo que tinha sido plantado e cuidado destruído, “Para esse ano já estávamos preparando mudas de araucárias para plantarmos lá, além de outras que estávamos indo buscar junto aos parceiros, a Agrária já tinha nos procurado para doar as mudas, foi uma decepção, fiquei muito triste. Não era um grande trabalho, mas era a semente de um projeto que estava crescendo que visava reflorestar e conscientizar, confesso, fiquei muito triste e decepcionada quando vi tudo destruído”.

Após a  maquina passar

                                                              Após a máquina passar

Buscando explicações

As pessoas que se envolveram na ação colaborativa fizeram uma carta aberta de repúdio (Carta Aberta de repúdio –) ao ato realizado pela prefeitura e Clícia encaminhou ao prefeito municipal um requerimento solicitando explicações sobre o ato realizado, enviou também ao legislativo municipal e ao IAT, Instituto Água e Terra do Paraná.

Explicações da Secretaria de Meio Ambiente

A jornalista Nara Coelho do Fatos do Iguaçu entrou em contato via ligação do WhatsApp com o engenheiro florestal da secretaria de Meio Ambiente, Willerson Rafhael Giacomitti Gavino, que coordenou a ação de limpeza do local e esse explicou que os moradores solicitaram a limpeza do campinho que existe próximo à área de proteção do manancial, mas, como foi verificado que o capim elefante havia tomado conta de tudo e que as mudas haviam morrido, segundo ele, por falta de cuidados, toda a área foi limpa e já foram replantadas 40 mudas de árvores.

Ouça na íntegra a explicação do engenheiro.

Compartilhe

Veja mais