Pacientes hipertensos e diabéticos se reúnem no encontro realizado pela Secretaria de Saúde

A médica Tânia Del Rio Boullon conversou sobre os cuidados com a saúde com os pacientes hipertensos e diabéticos que participam do encontro mensal realizado pela Secretaria de Saúde. Ela explicou que muitas pessoas poderiam não ter desenvolvido certas doenças se tivessem dado maior importância a pequenos detalhes como uma alimentação saudável e a prática constante de exercícios físicos.

“Não contamos nada de novo, chamamos a atenção para certos cuidados como uma educação alimentar e a prática de exercícios físicos. Desde que cheguei percebi que a população não tem este hábito, pelo contrário, ingere comidas muito gordurosas, fuma e é sedentária. Sendo essas algumas das causas de muitas doenças, principalmente para este grupo”, contou a médica.

Porém, também observou que, a partir do momento em que passam a frequentar os encontros, encontram motivação necessária para conviver com as doenças. “Vemos que estão mais dispostos e procuram ajuda. Mas o tratamento é contínuo, uma pessoa não pode parar quando acha que está melhor. É uma doença crônica e vai tomar remédios para sempre. Estamos aqui para ajudá-los”.

BEM MELHOR

Pedro Madureira dos Santos (Foto: Gisele de Pádua/Fatos do iguaçu)

Pedro Madureira dos Santos (Foto: Gisele de Pádua/Fatos do iguaçu)

É assim que o aposentado Pedro Madureira dos Santos, de 78 anos, morador no bairro Nossa Senhora Aparecida, se sentiu após participar da reunião do mês de junho. Ele confessou que veio na reunião porque sua esposa, Leontina de Jesus Santos, de 74 anos, já não consegue se locomover e está com sérios problemas de visão, todos em consequência da diabetes. “Ela não tem como vir e somos só nós dois em casa, então, eu venho e participo da reunião e aprendo sempre um pouco mais para poder cuidar dela que está muito doente. Mas as reuniões me tranqüilizam e me deixam bem. Registrei minha pressão durante este período e hoje trouxe para a médica , verificar”.

Em todas as reuniões as agentes comunitárias da saúde aferem a pressão e realizam o teste de glicemia nos participantes e, se necessário, medicam na hora. E seo Pedro ficou satisfeito com seus resultados “Minha pressão está 13 por 8 e a glicemia em 108 MG/DL, para mim está ótima”, completou.

Nilda da Luz Iensen (Foto: Gisele de Pádua/Fatos do Iguaçu)

Nilda da Luz Iensen (Foto: Gisele de Pádua/Fatos do Iguaçu)

Outra fiel participante é  Nilda da Luz Iensen, de 62 anos, moradora no bairro Araucária, e que faz parte do grupo por ter pressão alta e diabetes. Revelou que gosta muito dos encontros e que ficou praticamente um ano só tomando remédios, mas não foi ao médico. Há poucos dias fez os exames e levou um susto, pois está com índices bastante elevados. “Fiz uma dieta e abdiquei dos doces, que é o meu grande problema e a causa da diabetes. Me sinto bem, mas é bom se cuidar”. Mas com todos os cuidados, após os exames, ela descobriu que sua pressão estava em 14 por 9 e 360 MG/DL. “Vou ter que me cuidar mais, principalmente na alimentação”, declarou decepcionada.

O aposentado Francisco Ferreira Machado, de 72 anos, morador no bairro Azaléia, já participou de outros encontros. “São encontros muito bons, elas fizeram exames na reunião passada e como estavam altos me encaminharam para uma consulta, refiz os exames e já me sinto bem melhor. Os exames de hoje mostraram 95MG/DL e 15 por 10 a minha pressão”.

Os encontros são realizados uma vez por mês, sempre com a participação das Agentes Comunitárias de Saúde e com a médica. Este mês foi na tarde da segunda-feira, dia 18 de julho, na sala de reuniões da Secretária de Esporte e contou com a participação de 40 pessoas.

Compartilhe

Veja mais