Nesta quarta-feira (30), as Secretarias de Estado do Desenvolvimento Social e Família e da Fazenda firmaram uma parceria para financiar projetos sociais em nove instituições da região Centro-Sul do Paraná, com um investimento de mais de R$ 5 milhões. Os recursos, fornecidos pela Cooperativa Agrária de Guarapuava, beneficiarão crianças, adolescentes, idosos e outros públicos vulneráveis.
Os valores fazem parte do programa Paraná Competitivo, uma iniciativa do Governo do Estado para estimular a economia local e atrair novos investimentos. Em contrapartida aos incentivos fiscais que recebe, a Cooperativa Agrária destina recursos para ações sociais, fortalecendo instituições que atendem populações em situação de vulnerabilidade. Um exemplo desse apoio é o projeto “Notas para a Vida”, que oferecerá musicoterapia em hospitais e Instituições de Longa Permanência em 27 municípios, promovendo bem-estar aos pacientes.
O secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, destacou a importância dessa parceria para alcançar quem mais precisa. “Estamos juntos com a Secretaria da Fazenda e as empresas, destinando recursos para a área social no Paraná. Dessa forma, conseguimos chegar a mais instituições e apoiar aqueles que realmente necessitam”, explicou Carboni.
Com 73 anos de atuação na região e presença em cidades como Pinhão e Ponta Grossa, a Agrária já apoia diversos projetos sociais. Para o diretor-presidente da cooperativa, Adam Stemmer, o investimento atual é especialmente significativo por beneficiar instituições locais que eles acompanham de perto. “Essas instituições são daqui, conhecemos o trabalho de cada uma delas. É com muito orgulho que fazemos esse reinvestimento”, disse Stemmer.
Entre as instituições beneficiadas está a Associação Canaã de Proteção à Criança e Adolescente, localizada na colônia Cachoeira, em Entre Rios, distrito de Guarapuava. Com o apoio financeiro, a associação planeja investir na compra de eletrodomésticos, notebooks, um playground e na reforma de uma quadra esportiva. O diretor da Canaã, Anderson Kasnocha, ressaltou a importância desse auxílio. “Vivemos de ações pontuais, como bazares e venda de pastéis. Esses recursos vão melhorar muito nossos atendimentos e beneficiar diretamente as crianças”, comentou.
A parceria entre o Governo do Estado e a Agrária reforça o compromisso de ambos com a comunidade, promovendo inclusão e bem-estar para diversos públicos na região.