Redação Fatos do Iguaçu com Conab

_________________________________

Na manhã desta terça-feira (16), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a portaria que atualiza os preços mínimos para os produtos da safra de verão e culturas regionais. A Portaria nº 700 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estabelece os novos valores, válidos para as safras 2024/25 e 2025, que foram fixados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) com base na proposta enviada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Para determinar os novos preços mínimos, a Conab considerou variáveis como os custos de produção e as condições de mercado. Os reajustes nos preços variam significativamente, de -11,86% para a soja (saca de 60 kg) a nível nacional, até 14,71% para a amêndoa de cacau cultivada no Centro-Oeste e Norte. O arroz (longo fino em casca e longo em casca) apresentou variação entre 5% e 10%, sendo 5% para a região Sul (exceto Paraná) e 10% para as regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Paraná.

Política de Garantia de Preços Mínimos

A Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) é uma importante ferramenta de política pública, cujo objetivo principal é reduzir a variação de renda dos produtores rurais e assegurar uma remuneração mínima, funcionando como um seguro de preços para o agricultor. Através dessa política, o governo busca estimular a produção agrícola e promover a regularidade do abastecimento nacional. Caso o preço de mercado de um produto fique abaixo do mínimo estabelecido, a Conab intervém para garantir a remuneração mínima ao produtor, além de incentivar a recuperação dos preços no mercado.

Para mais detalhes, confira aqui a íntegra da Portaria nº 700 com os valores reajustados dos produtos contemplados na PGPM no site oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Compartilhe

Veja mais