Globo 70 anos

Alguns dos principais programas da emissora vão relembrar a história da televisão no Brasil

 

Por Narion Coelho via Globo

A caixa mágica que materializa sonhos, conta histórias de amor e superação, leva aos quatro cantos o que acontece de mais importante no planeta e traduz em imagens a paixão do esporte, completa 70 anos no Brasil no dia 18.

Nessas sete décadas, mudaram formatos, tecnologias e maneiras de interagir. Só não mudou o fascínio que leva milhões de pessoas a dedicar parte de seus dias para se divertir ou se informar diante da tela brilhante.

Para celebrar a data, a Globo preparou uma programação especial com exemplos do que a TV brasileira tem de melhor: história, esporte, ficção, entrevistas, entretenimento e jornalismo.

O ‘Esporte Espetacular’ vai relembrar como o esporte foi notícia e entretenimento na TV, com a participação de atores como Lima Duarte, Tony Ramos e Murilo Benício, que interpretou o inesquecível jogador Tufão em ‘Avenida Brasil’. O narrador Galvão Bueno e o atacante Bebeto contam detalhes do tetracampeonato da seleção brasileira na Copa de 1994, o primeiro título mundial do país exibido a cores, marcado pelas imagens da comemoração que imortalizou o bordão ‘É Tetra’. Os oito mundiais do país na Fórmula 1 e conquistas nacionais nos Jogos Olímpicos também serão lembrados.

Desde o começo desta temporada, o ‘Conversa com Bial’ mergulha nos 70 anos da televisão no Brasil, com entrevistas de personagens que se destacaram sob os holofotes ou nos bastidores. Na última segunda-feira, 14, Pedro Bial entrevistou o ator Juca de Oliveira, que relembrou sua trajetória profissional, acompanhando a evolução da TV no Brasil.

Em dois programas inéditos do ‘Globo Repórter’, que vão ao ar nos dias 18 e 25, as apresentadoras Glória Maria e Sandra Annemberg se unem a Edney Silvestre, Renato Machado e Isabela Assumpção para entrevistar atores, personalidades e apresentadores que ajudaram a fazer a história destas sete décadas. Humor, dramaturgia, esporte e música estão entre os temas abordados.

Apresentadores do Globo Repórter especial
Isabela Assumpção, Renato Machado, Sandra Annemberg, Glória Maria e Edney Silvestre preparam 2 edições especiais do Globo Repórter | Foto: reprodução

No ‘Jornal da Globo’ do dia 18, Nelson Motta celebra a data com uma coluna especial sobre a história da TV.

Nelson Motta comemora a data
Nelson Motta abordará a história da TV em sua coluna no JG.  | Foto: reprodução

No sábado, dia 19, a TV Globo exibe no ‘Supercine’, em formato de telefilme, a produção sobre a chegada da televisão no Brasil ‘Nada Será Como Antes’. Exibida originalmente em 2016, a obra criada e escrita por Guel Arraes, Jorge Furtado e João Falcão, com direção artística de José Luiz Villamarim, conta, de forma ficcional, os bastidores da implementação da primeira emissora de televisão no Brasil.

nada será como antes
a série ‘Nada Será Como Antes’ vira telefilme e será exibida no ‘Supercine’ do dia 19/09 | Foto: reprodução

Ambientada entre meados da década de 40 até o final dos anos 1950, a trama tem como fio condutor o drama romântico do empreendedor Saulo (Murilo Benício) e da locutora de rádio Verônica (Débora Falabella). A trajetória do casal acompanha a transformação dos meios de comunicação do país, entremeada por outras histórias que envolvem amores arrebatadores, poder, intrigas, paixões, ciúmes e desilusões. Além do elenco afinado com nomes como Daniel de Oliveira, Bruna Marquezine, Leticia Colin, Bruno Garcia e Jesuíta Barbosa, a obra se destaca pelo primor da fotografia, dos cenários, figurino e caracterização, além de uma trilha sonora sofisticada e envolvente.

Siga a Cultura Pop no Twiter e no Facebook

Compartilhe

Veja mais