reajuste

O Sindicato já entregou a proposta ao prefeito José Vitorino

Nara Coelho
POR NARA COELHO

O mês de janeiro é o mês da data base dos funcionários públicos municipais de Pinhão/PR, assim o primeiro tema delicado que o prefeito José Vitorino Prestes, PSB tem para lidar é o reajuste salarial dos servidores.

SINDICATO QUER 4,52% DE REAJUSTE

O presidente do SIFUMPI, Sindicato dos Funcionários Municipais de Pinhão, Leandro Martins, com alguns diretores protocolou no dia 7 de janeiro junto ao governo municipal a proposta de reajuste salarial dos funcionários públicos  que pede o reajuste equivalente ao índice do IPCA ( Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), de 2020, que fechou em 4,52%. “Esse reajuste é muito importante porque houve grandes aumentos nos preços dos produtos que compõem a cesta básica. Nós temos convênios com vários supermercados e vemos aqui como foi significativo esses aumentos, sem o reajuste ficará difícil para os funcionários garantir aquisição dos produtos básicos à sobrevivência”.  

 Leandro explicou que eles fizeram pesquisa e consultaram o jurídico por causa da Lei Federal 173/2000, que estabeleceu várias normas para os estados e municípios devido à pandemia da Covid-19, “Sabemos que devido à pandemia há vários cortes, que a lei federal 173 proíbe aumento, mas no artigo 8º ela permite o reajuste em cima do IPCA, é o que estamos pedindo. Fizemos pesquisa e vimos que vários municípios já concederam, como por exemplo Curitiba, concedeu em novembro do ano passado”.  

Quando protocolaram a proposta  conversaram com o secretário de Administração, Leandro Ferreira dos Santos, e solicitaram um retorno até o final da semana de 11 a 15 de janeiro.

EQUIPE TÉCNICA ESTUDA O PEDIDO DE REAJUSTE

Via WhatsApp a jornalista Nara Coelho do Fatos do Iguaçu conversou com o secretário de Administração na quarta-feira, 13 e esse informou que a proposta foi entregue ao setor de contabilidade para análise e ele conversou com o secretário de Finanças, Cleverson Muhlstedt dos Santos, “Estamos analisando a solicitação com a equipe técnica, semana que vem vamos chamar o presidente do Sifumpi, Leandro para conversarmos”.

Compartilhe

Veja mais