
Foto: Arquivo/Fatos do Iguaçu
Redação Portal Fatos do Iguaçu com Simepar
A semana teve início com clima instável e tendência de frio intenso no município de Pinhão, na região Centro-Sul do Paraná. De acordo com dados do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), esta segunda-feira (23) ainda reserva uma queda acentuada de temperatura ao longo do dia, com previsão de mínima de 3°C à noite.
Às 8h15 da manhã, a estação meteorológica em Pinhão registrava 11,8°C, com sensação térmica de 10°C e umidade relativa do ar variando entre 54% e 99%. Desde a madrugada, já houve leve precipitação (0,2 mm), e o acumulado da chuva recente no município soma 22,1 mm.
A previsão horária do Simepar indica queda contínua de temperatura nas próximas horas. A partir das 12h, a temperatura deve cair gradualmente: de 10°C ao meio-dia para 3°C por volta das 23h. A população deve se preparar para um final de segunda-feira gelado e com risco de geada na madrugada de terça-feira (24).
A terça-feira será marcada por frio intenso: mínima prevista de -2°C e máxima de 8°C, sob tempo firme e seco. Na quarta-feira (25), o frio persiste com mínima de -1°C, mas os termômetros devem subir mais durante o dia, atingindo 18°C.
Na quinta (26) e sexta-feira (27), o clima volta a ficar instável com previsão de chuvas e temperaturas oscilando entre 6°C e 14°C na quinta, e entre 12°C e 16°C na sexta-feira. Já o sábado (28) marca o retorno do tempo firme e temperaturas mais amenas, variando de 13°C a 20°C.
Diante do cenário de frio rigoroso e geadas, autoridades recomendam cuidados com a saúde, reforço na proteção de cultivos agrícolas e atenção redobrada com pessoas em situação de vulnerabilidade social.