Francisco Dellê, Aroldo Murá G. Haygert e Linei Brolini Dellê | Foto: Arquivo/Pessoal
O Palácio Garibaldi, em Curitiba, no dia 12 de setembro viveu um momento especial, um evento homenageou 15 paranaenses que se destacaram em diversas áreas, entre eles está o pinhãoense Francisco Dellê.
Vozes do Paraná
Esse é o 13º volume da coletânea “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses”, que chega trazendo 15 perfis de homens e mulheres que ajudam a construir o Paraná de hoje.
O responsável pela seleção, com um crivo muito exigente de 62 anos de jornalismo profissional é o jornalista e professor Aroldo Murá G. Haygert.
Nesse ano o jornalista selecionou jovens empresários que atuam na área de calçados, trouxe também o perfil de um empresário que apostou no futuro na área de combustível. Como a ideia é abordar áreas além da economia, uma das vozes é Lucília Guimarães, fotojornalista e dirigente do Terreiro do Pai Maneco, uma sacerdotisa da Umbanda.
Outro objetivo do jornalista Aroldo é dar destaque, homenagear vozes das diversas regiões do Paranã, dá região Centro Sul o representante é o pinhãoense Francisco Dellê.
Francisco Dellê, uma Voz do Paraná
“É Francisco Dellê, o pecuarista que pinta quadros e guarda a memória de Pinhão”. Vozes do Paraná
Seu Francisco Dellê é um pinhãoense que sempre esteve envolvido com a comunidade, seja participando de atividades sociais e religiosas, seja dando sua contribuição como político, buscando e promovendo o desenvolvimento do município quando foi vice-prefeito.
Ele é apresentado no livro como um dos representantes da área agropecuária, que ajudaram no desenvolvimento do Paraná.
No seu perfil ,no livro, é destacado o seu mundo de conhecimentos com dados reveladores de momentos da História do Paraná.
Seu Francisco Dellê, além de viver a emoção de estar entre as Vozes do Paraná, viveu a alegria de ver a neta Lara Dellê Urban entre os três representantes da nova geração.
Completam a lista de personagens três representantes da Nova Geração: Daniel e Julio Hey (os Irmãos Ahimsa); os advogados Flávio Zanetti de Oliveira e Gustavo Scandelari; os médicos Maria Augusta Karas Zella e Marcelo Bendhack; a ex-diretora do Teatro Guaíra, Monica Rischbieter; os jornalistas Eliseu Tisato e Pedro Ribeiro; o arquiteto Salvador Gnoato e o empresário Luiz Bonacin Filho, idealizador do programa Bom Aluno. Também há o perfil institucional do Grupo Uninter, grande empreendimento da educação brasileira, capitaneada pelo professor Wilson Picler.