Você já leu isso em muitas embalagens, embora essa palavra sempre aparece ao lado de outra – CUIDADO. É um alerta para que tenhamos cuidado com aquele produto. Frágil – demonstra que devemos estar atentos, é uma prevenção. Diante disso, surge a pergunta: o que isso interessa a mim e a você? Pois bem, nós somos frágeis também. Embora o ser humano seja capaz de realizar muitas coisas, de enfrentar diversas situações, precisamos admitir a nossa fragilidade. Corremos o risco de ignorarmos isso no dia a dia.

Muitos se alimentam mal, outros vivem atolados em vícios, que aumentam ainda mais a fragilidade humana. As consequências das drogas, do alcoolismo e outros, demonstram essa fragilidade. Outra questão bem preocupante, são os “workaholics”- pessoas viciadas em trabalho, que não respeitam os limites do próprio corpo, não dormem direito, exageram no trabalho, trazendo assim problemas para a sua saúde. Existem números alarmantes de pessoas que estão à beira de uma estafa mental, devido as pressões do trabalho e outros mais. São inúmeras as licenças concedidas a pessoas em depressão, que precisam se afastar por um tempo de seu trabalho. Para tanto, é só fazer uma rápida pesquisa na Internet, que você confirmará isso.

Em tudo isso, precisamos estar atentos a nós mesmos, saber o momento de parar, e o momento de prosseguir. Infelizmente a nossa geração é muito orgulhosa e tem dificuldade de reconhecer suas fragilidades. Precisamos admitir que não somos autossuficientes. Pedir ajuda, reconhecer as limitações, não é sinal de fraqueza e sim de coragem, e na caminhada vamos precisar de ajuda. Por isso, é importante prevenir, de tempos em tempos fazer um “check up” médico, para ver como está a saúde, os cuidados que devemos ter, para que, mesmo sendo frágeis, possamos viver bem. A Palavra de Deus nos alerta com respeito a isso também.

No salmo 39 o salmista ora e pede a Deus que o ajude a reconhecer a sua fragilidade, isso nos ajuda a confiarmos mais em Deus, a valorizarmos aqueles que nos cercam. Enfim reconhecer a fragilidade nos ajuda a viver uma vida mais intencional, a aproveitar a vida de fato. Então preste atenção – CUIDADO FRÁGIL.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana do Pinhão

Compartilhe

Veja mais