Comerciantes estão cumprindo as determinações de higienização
Por Nara Coelho
O secretário municipal de Finanças, Cleverson Mühlstedt, passou à redação do Fatos do Iguaçu relatório do trabalho de fiscalização que o setor de tributação e o setor de vigilância sanitária tem realizado no comércio local e a população em relação às determinações de higienização e distanciamento social de enfretamento à pandemia da Covid-19. A fiscalização ostensiva iniciou no dia 27 de fevereiro e irá até o dia 17 de março.
Toque de recolher
De 27 de fevereiro a 4 de março uma equipe formada por um agente fiscal da tributação, um do setor da Vigilância Sanitária e um policial da Polícia Militar percorreram as ruas a partir das 19h30min para garantir o cumprimento do toque de recolher das 20 horas às 5 horas do próximo dia.
Entre os dias 5 a 7 de março
De sexta-feira a domingo, 5 a 7 de março, foram formadas duas equipes de fiscalização que iniciavam seus trabalhos às 8 horas diariamente e íam até as 23 horas visando o cumprimento da determinação de fechamento dos estabelecimentos comerciais e do toque de recolher.
No fechamento total do comércio
Nós dias 8 e 10 de março foram formadas 3 equipes compostas por fiscais da tributação, vigilância sanitária, funcionários da secretaria de Saúde e servidores voluntários.
Nesse trabalho o objetivo era garantir que todos os estabelecimentos estivessem fechados conforme determinação municipal e a cobrança do uso de máscara das pessoas nas vias públicas, os fiscais levavam máscaras, cedidas quando alguém dizia estar sem.
As fiscalizações aconteceram nos três períodos do dia, à noite era cobrado das pessoas o cumprimento do toque de recolher.
Reabertura do comércio
Com a reabertura do comércio no dia 10 de março, as equipes continuaram o trabalho, agora visando o cumprimento da determinação em relação aos protocolos de higienização, uso de máscara e distanciamento social tanto das pessoas como dos comerciantes.
Notificações e Multas
Segundo o relatório do setor de Tributação, foram registradas inúmeras notificações verbais de orientação à população e proprietários de estabelecimentos comerciais por descumprimento dos protocolos de segurança exigidos nesse periodo da pandemia da Covid-19.
Ao todo os ficais aplicaram 9 autos de infração, (multas) e 4 notificações escritas.
Avaliação das Equipes
Pela avaliação das equipes de fiscalização, a maioria dos estabelecimentos estão cumprindo as normas.
População agora mais consciente
As equipes observaram que a partir do dia 10 de março houve uma melhora significativa dos transeuntes em relação ao uso de máscaras, álcool gel e o respeito ao distanciamento social.
Fatos do Iguaçu deu um giro
A equipe de reportagem do Fatos do Iguaçu percorreu as ruas e foi a alguns estabelecimentos comerciais e supermercados na manhã do dia 12 de março, sexta-feira, e constatou que nas lojas e supermercados as normas têm sido seguidas.
Na entrada dos supermercados é medida a temperatura, colocado o álcool em gel nas mãos das pessoas na entrada e saída do estabelecimento comercial. O distanciamento na fila de espera tem sido respeitado e só tem entrado um por família.
O que percebemos que não tem acontecido com rigor é a proibição da entrada das pessoas com 65 anos ou mais, na verdade, aí está muito relacionado à posição da própria pessoa de idade, que dizem ter menos.
Nas ruas reafirmamos a impressão dos fiscais que do dia 10 em diante as pessoas tem usado a máscara, e no lugar certo, quando estão nas vias públicas ou estabelecimentos comerciais.