Por OTTO D. SILVA DANZER*

As finanças pessoais devem ser um assunto corriqueiro e comum a ser tratado na vida familiar, e a primeira coisa que devemos lembrar e agradecer é que tudo vem de Deus, como diz o texto em Deuteronômio 8:18 “Antes te lembrarás do Senhor, teu Deus, porque é Ele que te dá força para adquirires riqueza”.

O Dinheiro não é bom nem mau, é que o as pessoas fazem com ele que determina isso, o dinheiro “enquanto é servo, é benção. Se passa a ser senhor, maldição”

Com essa introdução chegamos ao tema central deste artigo, que é a vida financeira familiar. Problemas financeiros são grandes causadores de divórcios e a infidelidade financeira, é uma das principais causa de brigas e estresses. A mentira é a pior coisa que pode existir em uma família, uma mentira destrói todas as verdades, o salmista nos alerta sobre isso em salmos 101:7 “Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário; o mentiroso não permanecerá
na minha presença”.

A constituição de uma família é a mais bela e maravilhosa instituição existente, depositar sua confiança no outro é um ato de amor e casamento em si é uma demonstração maravilhosa de confiança, pois nele se entrega ao outro o melhor de si em prol da união, quando falamos aquele “sim”, deixamos de ser “eu” e passamos a ser “nós”, deixa de existir o meu e o teu e passa a existir somente o nosso.

Devemos olhar para nosso presente e nosso futuro juntos, devemos ter bem definida a diferença entre querer e precisar, é necessário termos um planejamento financeiro familiar e nos envolvermos com ele.

E diante dos últimos fatos não poderia encerrar sem falar do RESPEITO, vamos respeitar uns aos outros, respeitar as negativas e a decisões do outro, vamos respeitar a VIDA.

*Cristão, Diácono na Igreja Presbiteriana de Pinhão, Contabilista.

Compartilhe

Veja mais