Teste de picape Fiat Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4x4

Versão Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 da picape Fiat Toro vai além do óbvio marketing focado no agronegócio e esbanja versatilidade no uso rural e urbano

por Luiz Humberto Monteiro PereiraAutoMotrix

A Toro é uma picape intermediária – maior que as compactas e menor em comparação às médias – com chassi em monobloco, apresentada em fevereiro de 2016. Dois meses após o lançamento, o modelo desenvolvido pela Fiat no Brasil já vendia mais que todas as picapes médias – como Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger ou Nissan Frontier, todas com chassi em longarinas. Desde então, a Toro é superada nas vendas apenas pela compacta Strada, da própria Fiat. Em 2018, surgiu uma nova versão “top”, a Ranch, certamente uma ideia do departamento de marketing para aproximar a picape do próspero segmento do agronegócio brasileiro. Contudo, independentemente da propaganda, o forte da picape da Fiat sempre foi a versatilidade. Mais do que atender às exigências reais da vida rural, a Ranch se propõem a suprir às demandas aspiracionais de quem compra picapes – sejam fazendeiros de verdade ou aqueles aclimatados nas selvas de concreto urbanas.

Teste de picape Fiat Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4x4
Fiat Toro Ranch 2;0 Diesel AT9 4×4 | Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Por fora, a Toro preserva as linhas contemporâneas da época do lançamento. Na versão 2020, apresentada em julho do ano passado, a picape teve discretas novidades, como a adoção de um “overbumper” – para-choque frontal com uma barra de impulsão incorporada, que dá um aspecto mais robusto – e de um multimídia com tela de 7 polegadas. Na caçamba, com capacidade para 820 litros de bagagem, está preservado o exclusivo acesso dividido em duas portas, que se abrem em par. Por exigência da legislação para picapes a diesel, a capacidade de carga deve sempre ser de uma tonelada ou mais – e a da Toro é de exatos mil quilos. A versão Ranch investe em detalhes que reforçam a afinidade com o mundo rural.

Fiat Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4| Foto: Luiz Kreitlon/AutoMotrix

O estilo “caipira enfeitado” é explicitado pelos diversos cromados, que aparecem nas carenagens dos retrovisores, nos frisos da grade e entre os faróis, no estribo, nas maçanetas, no santantônio e nas soleiras das portas. O rack do teto e o protetor abaixo do para-choque também levam pintura prateada, mesmo tom adotado nas rodas de liga leve aro 18 polegadas. Para reforçar o potencial de uso em atividades agrícolas, a picape traz para-barro nas caixas de roda e engate de reboque, que é removível. Soleira metálica e protetor do tanque de combustível completam o pacote. Emblemas referentes à versão aparecem nas portas dianteiras.

No interior, a Toro Ranch aposta em tons de negro e marrom – uma combinação inusitada, mas que anda em alta na indústria automotiva. Os bancos revestidos de um tecido sintético que imita couro são marrons, assim como os apoios de braços e os revestimentos das portas. As molduras das saídas do ar-condicionado com duas zonas e do multimídia recebem apliques em tom marrom metálico, assim como as alças das portas e em um pequeno detalhe na parte inferior do volante. Já os revestimentos do teto e das colunas são em preto. Emblemas referentes à versão aparecem nas portas e no console central. Um botão giratório ao lado do câmbio permite escolher entre tração dianteira, 4×4 ou 4×4 com reduzida. A versão traz sete airbags de série.

Fiat Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 – Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

 Sob o capô da Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 da Toro está o motor 2.0 Multijet II – também adotado nos Jeep Renegade e Compass. Tem duplo comando de válvulas, turbocompressor e intercooler, além de injeção direta Common Rail. Entrega 170 cavalos a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a partir de 1.750 giros e trabalha acoplado a uma caixa automática com 9 velocidades. Com seu visual de inspiração rural, a Ranch cumpre bem sua função de “top” de linha – a outra “top” é a versão Ultra, que adota o mesmo “powertrain” mas investe em um estilo mais “carro de passeio” ao incorporar uma cobertura rígida para a caçamba. A Ranch parte de R$ 171.990, porém, apenas se for na cor sólida Vermelho Colorado. Outras cores sólidas aumentam o preço em R$ 1.500, as metálicas – como o Vermelho Tribal do modelo testado – encarecem em R$ 2.500 e a perolizada Branco Polar sobe o valor da fatura em R$ 3.500. Por esse preço, o modelo da Fiat já concorre diretamente com as versões intermediárias de picapes médias com chassi em longarinas. Para ganhar competitividade, a Fiat costuma oferecer na linha Toro descontos interessantes para produtores rurais e microempresários.

Experiência a bordo

Coerência interna

 Acessos fáceis e um interior bem solucionado sempre foram aspectos marcantes da linha Toro. Na versão Ranch, os revestimentos ressaltam especialmente a rusticidade típica do segmento de picapes e elevam o habitual padrão de qualidade. Apesar de não ser uma unanimidade, a combinação de tons de preto e marrom nos revestimentos internos é atualmente adotada em modelos de diversas fabricantes. A marca “Ranch” aparece estampada nos encostos dos bancos frontais. A partida feita por meio de botão, o que dispensa o uso da chave, e o porta-objetos do console central é refrigerado. Embora seja homologada para levar cinco ocupantes, apenas quatro viajarão com conforto, por causa do túnel central alto atrás.

Teste de picape Fiat Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4x4
Fiat Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 | Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

A multimídia com “touchscreen” de 7 polegadas no painel central tem alta definição, funciona com o Android 8.0 e tem uma CPU de 800 MHz. Conta com entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth. A partir da linha 2021, apresentada em junho deste ano, passou a contar com memória interna de 16 GB para armazenamento de informações. A interface com o usuário é intuitiva e o acesso é facilitado pelos comandos no volante. Há navegador GPS embarcado e a tela da central mostra ainda as imagens da câmera de ré, auxiliando em manobras e estacionamento.

Impressões ao dirigir

Cowboy” urbano

 Na configuração Ranch, a Toro incorpora o barulho e a trepidação característicos das picapes com motores a diesel e perde um pouco do jeito mais dócil das versões flex. O elevado torque de 35,7 kgfm está disponível já em baixas rotações, transmitindo a percepção de que nunca falta força para transpor os obstáculos. Nas estradas, os 170 cavalos do 2.0 turbodiesel dão conta de acelerar a picape com desenvoltura. O eficiente câmbio automático de 9 marchas tem trocas suaves e rentabiliza bem o trabalho do motor. E a nona marcha só existe para economizar a velocidade de cruzeiro, uma vez que a máxima é atingida em oitava.

Em termos de estabilidade, a Toro tem comportamento similar ao de um utilitário esportivo compacto – em breve, a Fiat lançará seu SUV derivado da picape. Mesmo em velocidades mais elevadas, as rolagens de carroceria são discretas e as suspensões McPherson na frente e multilink atrás ajudam a conferir um rodar consistente. Nas curvas, a direção se mostra extremamente precisa. Nos trechos mais sinuosos, a carroceria sacoleja um pouco. Contudo, é preciso exagerar muito para que as assistências dinâmicas precisem entrar em ação.

Fiat Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 | Foto: Luiz Kreitlon/AutoMotrix

Nas trilhas, a tração integral, acionável por meio do botão giratório ao lado da alavanca do câmbio, cumpre a função de tornar a picape apta a encarar obstáculos, seja para o trabalho ou para o lazer. Todos os modelos a diesel da Toro têm tração integral controlada eletronicamente, mas não há caixa de redução. Os ângulos off-road são de 24 graus de entrada e de 21 graus traseiros, além de altura de rodagem de 24,2 centímetros. O controle de velocidade em descidas é bastante efetivo no fora-de-estrada. Se o conjunto da Toro não tem a robustez e os recursos de mobilidade da suspensão oferecidas pelas picapes com chassi em longarinas, fica claro que, nas situações lameiras menos radicais, dá conta do recado. “Estilosa”, a Toro Ranch agrada ao público que aprecia design diferenciado, sem abrir mão dos atributos off-road que povoam os sonhos aventureiros dos donos de picapes.

Ficha técnica

Fiat Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4

Motor:  a diesel, dianteiro, transversal, 1.956 cm³, turbo, quatro cilindros e quatro válvulas por cilindro. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.

Transmissão: automática de 9 marchas à frente e uma a ré. Tração 4×4. Oferece controle de tração

Potência: 170 cavalos a 3.750 rpm

Torque: 35,7 kgfm a 1.750 giros

Diâmetro e curso: 83 mm x 90,4 mm. Taxa de compressão: 16,5:1

Suspensão: dianteira independente do tipo McPherson, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e pressurizados e molas helicoidais. Traseira independente do tipo multilink, links transversais/laterais, barra estabilizadora, amortecedores de duplo efeito e molas progressivas. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.

Pneus: 225/65 R18

Freios: discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS com EBD

Carroceria: picape em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Comprimento de 4,95 metros, com 1,84 metro de largura, 1,69 metro de altura e 2,99 metros de entre-eixos

Peso: 1.930 kg

Capacidade da caçamba: 820 litros

Capacidade de carga: mil quilos

Tanque de combustível: 60 litros

Lançamento no Brasil: 2016

Produção: Goiana, Pernambuco

Preço: A partir de R$ 171.990. Na cor Vermelho Tribal do modelo testado, R$ 174.490.

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