A nossa Festa do Pinhão já está em sua 13ª edição, foi criada dentro do Fórum de Desenvolvimento em 2001, eram pessoas da comunidade reunidas com o objetivo de contribuir para com o desenvolvimento do Município de Pinhão em seus mais variados aspectos. E assim a 1ª Festa do Pinhão foi tomando corpo para se tornar a festa típica de nosso município.

Em 2017 a partir da reunião de algumas instituições, incentivadas pela Prefeitura Municipal de Pinhão surge uma proposta de repensar a Festa do Pinhão. Tendo em vista a necessidade, primeiro, da realização de uma Festa tão grandiosa para o Município, e segundo, de que a Festa tivesse mais “cara de Pinhão” e que inclusive, retomasse alguns princípios de sua criação em 2001. Valorizando a cultura local, nossos artistas, nossa culinária, nossas entidades representativas, nosso comércio, nosso trabalho, o modo de vida de nossa gente. Nesse sentido, estamos investindo para que nossa festa seja atrativa, ao ponto de se tornar referência e de criar identidade a partir da cultura local, para que se torne um dos eventos dentro do calendário e rota turística de nosso Município.

Tendo em vista o sucesso da 12ª edição, a 13ª Festa do Pinhão que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de Maio de 2018, pretende seguir o mesmo formato, onde a valorização da cultura local se torna um dos pontos chaves para o desenvolvimento de nosso município, acreditando no potencial de transformação que tem a arte e a cultura como um todo. Dessa maneira, os eventos devem refletir nossa realidade, mais do que atrações, devem trazer conhecimento e enriquecimento para nossas atividades culturais. Neste ano, trabalharemos com a temática do trabalho, assim como na edição anterior, o evento deve retratar o tema proposto, podendo haver também momentos de reflexão e discussão a respeito.

ENTIDADES

Nossa Festa cresceu, em atrações, espaços e instituições participantes, hoje já somos 29 instituições: Prefeitura Municipal de Pinhão, Confraria Cultural, Casa Familiar Rural, Associação Pequeno Anjo, Lar do Idoso, APAE, ACIAP, PROVOPAR, Associação dos Tropeiros, Escola Nossa Senhora da Glória, Escola João José Zattar, Escola Santa Terezinha, Escola Professora Eroni, Escola Cecilia Meireles, Associação XV de Dezembro, Abrace e Adote, CMEI Cantinho do Céu, CMEI Tia Felicidade, CTG Pala Gaudério, Casa do Artesão, COMDER, EMATER, Feira da Agricultura Familiar, AMICCI, Grupo de Escoteiros de Pinhão, Associação de Bolão Feminino Novo Horizonte, Câmara Municipal, Copel e ACOMUP.

NOVOS PARTICIPANTES

Neste ano também queremos atingir novos públicos, como é o caso das expressões religiosas compostas de uma diversidade bastante significativa e representativa de nosso município, assim como, possibilitar que a cada ano Nossa Festa do Pinhão atenda as demandas que forem surgindo, como por exemplo, da participação da população que vive no campo, pois a identidade campesina é também muito forte em nossa cultura. Sempre, como já evidenciado acima, valorizando a cultura local e trazendo conhecimento e enriquecimento para as atividades artísticas e culturais, além de promover nossas entidades, entidades estas que atendem nossa população em nível: educacional, cultural, social e de desenvolvimento econômico.

PROGRAMAÇÃO

Venha conhecer Nossa Cultura! Na sexta-feira dia 11 de maio, teremos às 14h Abertura do 19º Encontro Cultural de Laço Comprido, e às 18h a Abertura Oficial da Festa, com apresentação artística e apresentação de nossa Rainha e Princesas da Festa, em seguida“Fé Festival”, um evento que promete reunir diversas manifestações de fé em nosso município.

No sábado dia 12 de maio, iniciamos o dia,às 9hcom o 2º Encontro Regional dos Produtores de Leite, o qual trará duas importantes palestras “Como produzir pastagens de inverno” e “Escolha e manejo de forrageiras de inverno para gado leiteiro”. Ás 13h inicia a Olimpíada Rural, que em sua primeira edição contará com as seguintes provas (Pega o porco; cabo de guerra; corrida do saco; ovo na colher; corrida do carrinho de mão; pega o frango; dança do cepo; pau de sebo e chute no pneu). Para os que gostam de um bom mate, a Roda de Chimarrão está marcada para às 14h. Às 17h teremos o Pinhão Rock In Park 2018, que já está em sua segunda edição e neste ano terá a participação de 12 bandas. E para encerrar a noite às 22h terá início o tradicional Baile Gaúcho, que contará com 10 grupos locais.

Para o domingo, dia 13 de maio teremos a partir das 8h o Café da Roça, logo mais as 10h a Oficina “Viola Sem Fronteiras”, ministrada pelo músico paranaense Junior Bier, formado em Música pela FAP (Faculdade de Artes do Paraná) e integrante da Orquestra à Base de Corda de Curitiba, o qual fará também um show às 14h. E para finalizar nosso Domingo Sertanejo, às 16h Show com a dupla Júlio Cézar e Montenegro, que apresentam seu novo trabalho “Os Caras do Modão” 2018/2019, com músicas desde os clássicos sertanejos, até o sertanejo universitário.

Os três dias de Festa serão recheados de muita arte, diversão e cultura. Teremos também a mostra fotográfica “PINHÃO: Pelas mãos do trabalhador”; exposições; palco intitulado “alternativo” (palco livre com apresentações de diversas linguagens artísticas); parque infantil; e é claro, uma praça de alimentação com pratos típicos e muita comida deliciosa.

Venha fazer parte desta festa! Nos dias 11, 12 e 13 de Maio de 2018, no Parque Coronel Lustosa!

Danieli Aparecida Lima

Departamento de Cultura

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pinhão

 

Compartilhe

Veja mais