DIA O8 de Março é um dia de homenagear a todas as mulheres. Há vários fatores históricos para que esta data seja tão marcante, mas somente em 1975 a ONU através de decreto oficializou esta data como o dia internacional da mulher. Aqui no Brasil podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
Muito antes, no começo de tudo, Deus criou homem e mulher, com diferenças sim, mas não antagônicos, um completava o outro, um alegrava o outro. O Deus das Escrituras valoriza a mulher, pois é obra prima de sua criação, feita a sua imagem e semelhança. É interessante observar, que diferentes mulheres marcaram épocas nas Escrituras, em todas as esferas, como líderes, como mães de oração, como exemplos de superação em contextos difíceis. Uma mulher bem-aventurada foi escolhida para trazer o Redentor ao mundo.
Um significativo texto do Antigo Testamento dá um destaque especial a mulher virtuosa, já no primeiro versículo dessa passagem o autor diz: Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias. (Provérbios 31:10). O valor da mulher está muito acima do metal mais precioso, não há comparação segundo as Escrituras. Aqui vemos que mulher não é uma coisa, mulher é mulher. É claro que no mesmo texto diz ainda que A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada (Provérbios 31.30). Veja bem este texto nos mostra que a beleza da mulher está muito acima da questão física, sua beleza, alegria, sentido da vida, está em reconhecer a Deus na sua caminhada.
Isso é importante porque vivemos num contexto em que há muitos valores distorcidos. A Escritura Sagrada traz luz ao verdadeiro sentido de ser mulher, mostrando que ela não é um objeto, que embora a beleza física sofra mudanças no decorrer dos anos, nada disso tira a beleza de viver uma vida cheia de sentido e significado, marcando sua geração. A mulher é amada por Deus, sua vida importa, sua história importa, todos os seus dias importam. Que saibamos olhar para o papel da mulher a partir das Escrituras, nela há lugar para a executiva e a dona de casa, para a líder de um povo, para as sem nome, para as marginalizadas pela sociedade.
Você não nasceu mulher por um acidente do destino, antes em Deus, há um caminho bom preparado para você andar. Enfim todo dia é dia da mulher, e no seu propósito de existir, que Deus seja sempre o centro, que ilumine seus passos; lembrando que você mulher não é mais ou menos importante que o homem, antes cada um tem um proposito especial. Você mulher é mais que uma ideologia ou movimento. Para todas as mulheres, parabéns por todos os seus dias, aos homens, aprendam a dar o devido valor, a honrar e respeitar a mulher nos seus diferentes papéis.
Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão
PARA LER OUTROS ARTIGOS – CLIQUE AQUI