reunião meet

Fatos do Iguaçu recebeu o convite da professora de Língua Portuguesa, Eloana Levinski, do Colégio Estadual Professor Mario Evaldo Morski, para participar da sua aula e falar sobre como é fazer jornalismo, as alegrias e adversidades de trabalhar na área do jornalismo.

A jornalista Nara Coelho é quem representou o Fatos do Iguaçu na conversa com os alunos do 1º ano A do Colégio Morski.

“Preciso confessar que foi uma experiência bem interessante, pois já realizei conversas com alunos em outros momentos, mas esse foi diferente, pois foi via meetings com alunos em sala de aula e alunos acompanhando de casa, a sensação foi um pouco estranha, senti falta da proximidade, do calor humano e poder ver os olhos deles enquanto falava sobre o jornalismo”.

A pedido da professora Eloana, falei sobre o processo da busca da notícia, elaboração da reportagem até a postagem no portal de notícias.

De como ainda as notícias que têm tragédias atrai mais os leitores sejam do jornal impresso ou na internet, do que as boas notícias. Da responsabilidade com a verdade e a realidade dos fatos que um jornalismo sério tem que ter. “Apesar de diferente, estar conversando com jovens alunos é sempre muito bom, ainda mais falar de jornalismo que mais que profissão, é uma paixão”.

Atendemos a curiosidade dos alunos sobre a Editorial, que é o espaço onde o órgão de imprensa opinia sobre uma determinada reportagem ou sobre o conjunto de reportagens que está sendo publicado.

Última Edição

Foi mostrada aos alunos, a edição 936 de 20 de março de 2020, que trouxe a manchete: “Pinhão e Reserva do Iguaçu estão tomando todas as medidas para atrasar o máximo a chegada da Covid-19”, última edição imprensa do Fatos do Iguaçu que hoje está totalmente online e de cara nova, mais rápido e leve para ser acompanhado e lido em qualquer celular ou computador.

WEB Rádio Fatos

Nara também contou aos alunos que agora no grupo do Fatos do Iguaçu, tem a Web Radio Fatos, que seu aplicativo é bem facil de baixar e tem músicas para todos os gostos e que devagar o jornalismo está entrando na programação da rádio, pois cada meio de comunicação tem um jeito de fazer jornalismo, que a equipe do Fatos está aprendendo a fazer jornalismo na rádio.

“Foi muito bom”

A professora Eloana decidiu realizar o convite porque em outra ocasião havia levado outra turma na redação do Fatos e tinha sido bem interessante, como agora com a pandemia a visita ficava inviável, ela optou pela conversa via google meet, durante  a aula, “Foi muito bom, os alunos gostaram e várias dúvidas que surgiam durante a aula foram esclarecidas”.

 

Compartilhe

Veja mais