Rev. Sandro

A família está em crise. São inúmeros, os problemas, que tem afetado a instituição familiar. Há muitas crises no relacionamento entre cônjuges, entre pais e filhos, além das tristes notícias de feminicidio. Precisamos, diante de tudo isso, fazer um sério diagnostico sobre a nossa própria família, sobre a nossa própria casa, e sim, estarmos atentos ao que está acontecendo na sociedade, não permitindo que filosofias e ideologias danosas tragam prejuízos na nossa família, ao mesmo tempo que, devemos estar atentos aquilo que fortalece os laços familiares.

Zygmunt Bauman, usa a metáfora “liquido”, para fazer uma leitura da sociedade hoje, inclusive das relações familiares e interfamiliares, tudo é líquido, não tem consistência, se esvai com muita rapidez. O que se percebe, é que na busca do ser feliz, muitos vivem cheios de si, enfatizando somente o “eu”, esquecendo-se de que não somos feitos para viver sozinhos.

E isso tem afetado as relações familiares, infelizmente estar juntos, não significa estar juntos, pois as vezes a família está reunida, mas a única conexão que existe é conexão da internet. A casa da vovó deixou de ser atraente porque não tem internet. Ao mesmo tempo que a internet, aproxima as pessoas que estão longe, parece que “desaproxima” aqueles que estão juntos.

Precisamos cuidar melhor dos momentos juntos, a conexão da internet é legal, mas não pode deixar off-line a conexão das pessoas, o olho no olho, as conversas, as brincadeiras. Os conflitos familiares não se resolvem pelo “zap”, elogiar o outro pelo “face” é diferente do “face a face”. Um dos grandes problemas hoje é que, ao invés da família controlar o uso da internet, a internet é que tem controlado muitas famílias, gerando assim, a longo prazo, frieza no relacionamento, na comunicação, no convívio familiar.

Que o Eterno Deus nos dê discernimento e sabedoria, para que a nossa família vá bem e que o juntos de fato conecte mais os cônjuges, os filhos e tudo mais. Que a conexão entre pessoas seja acima da conexão da internet.

Neste mês de Maio a Igreja Presbiteriana abordará o tema “Famílias Off-line”, você é convidado para refletir de forma bem prática, como está sua família e para onde ela está indo.

Rev Sandro Carvalho Rodrigues – pastor da Igreja Presbiteriana do Pinhão.

Em maio, todo domingo as 19:30 – FAMÍLIAS OFF-LINE

Compartilhe

Veja mais