Francisco Carlos Caldas

A Família Dellê, antigamente fazia alguns convescotes no dia 1º. de  cada ano. Depois de anos de espera, fez o seu primeiro Encontro no Faxinal do Céu, Clube do Bosque no dia 12/10/2019, e até agora nenhum dos participantes nos deixaram, mas a Família de lá para cá, já perdeu 2 entes queridos: a jovem médica Luana Dellê Ditzel  em 15/05/2021 e Sylthon Rocha Dellê,  em   7/03/2022,    que infelizmente não tiveram presente no evento.

Família Dôliveira, anos atrás fizeram o Encontro dos           Primos, na hoje desativada e em ruínas Estância de Santa Clara  próxima ao  Rio Jordão, nas divisas de Pinhão e Candói.

A Família Gonçalves, descendente de Alcebiades Ferreira Gonçalves   e do ex-Prefeito João Gonçalves  e Felicidade Dellê, esta última que é irmã do pioneiro do comércio local, Francisco Alexandre Dellê, mais conhecido como Francisco Dellê, teve um Encontro em  8/12/2018.

A chamada Família Caldas da Silva, é originária da pinhãoense Ana Caldas da Silva (filha de Estevam da Silveira Caldas e da Mossica Francisca de Oliveira Lima Caldas) e do paulista João Lino da Silva. E Ana e João, tiveram 10 filhos: Luis, Lauro, Laudelino, Laertes, Léo, Lineu, Lindonor, Lindaura, Leoni, Leonídia. Atualmente só 2 estão vivos: Laertes e Lineu, e que residem em Ponta Grossa e Mato Grosso do Sul, respectivamente. E esses são primos deste escriba, por pai Eugenio Estevam Caldas, ser irmão de Ana Caldas da SILVA,  e ambos, 2 de 10 filhos de Estevam da Silveira Caldas e Francisca Oliveira Lima Caldas (7 mulheres que só uma casou e 3 homens em que 2 casaram), o que significa nessa origem, não muito chegados a casamentos. E para completar a genealogia, Estevam, era um dos 12 descendentes de Salvador da Silveira Caldas e Ana Quadros de Oliveira. E Francisca, uma das 11  descendências de Pedro de Oliveira Lima Mossico e Hypolita Roza da Costa, todos nomes ligadíssimos a história principalmente rural de Pinhão.

Estamos fazendo essa abordagem  em fomento a maior união entre familiares e parentes e a Encontros. A Família Caldas da Silva, fez nos dias  20 e 21/07/2019 o seu primeiro Encontro no Parque Coronel Lustosa, e de lá para cá, 3 participantes já faleceram (Cilene, Erondy e Mariza), e tem um novo encontro programado para os dias  9 e 10/07/2022 na sede do CTG Paula Gaudério.

Esses ENCONTROS FAMILIARES são muito importantes, e neles se busca manter e até criar LAÇOS DE FAMÍLIA E PARENTESCO, e até porque quem não sabe de onde vem (que desconhece ou nega suas origens) dificilmente saberá para onde ir. E os feitos, acertos e desacertos de nossos ancestrais, nos deixam legados, valores, aprendizados, conhecimentos, experiências que podem muito nos ajudar.

Muitas pessoas são parentes em Pinhão, e os das novas gerações, nem se conhecem, e quando constatam nomes patronímicos semelhantes, muitos, não tem nem noção do parentesco. Tios e sobrinhos e até primos (parentes de 4º. grau), ainda se tem algum conhecimento. Passou disso, se dá branco ou confusões em explicações genealógicas.

Um registro interessante e contextualizador de parentesco e genealogia: minha neta que completa  6 anos dia 7/6/22, e numa análise de 7/8 gerações tem laços de parentescos com os seguintes  patronímicos (sobrenomes) em nº. de 26: Almeida,  Alves,  Caldas, Carvalho, Cordeiro, Côrtes, Costa, Dangui, Dellê, Faria, Galvão, Lima, Lustosa, Mendes, Menezes,  Mossico, Moraes, Oliveira, Penteado, Prestes, Quadros,  Rocha,  Rodrigues,  Silveira, Silvério e Siqueira, o que dá uma ideia das nossas origens miscigenadas.

Tem gente que acha isso tudo bobagem e assunto chato, mas não o são.  Somos seres de  3 dimensões e tripés: passado, presente e futuro, e menosprezar origens e passado é um desserviço a nossa cultura e dignidade, e essas abordagens na linha do que Jacir Thadeu Ferreira Dellê, vem fazendo no facebook,  não são só históricas, de saudosismo, nostalgismo, mas também de contexto reflexivo e  SAUDADES de um tempo, fatos e pessoas que fizeram e fazem parte de nossas vidas, e muitos, na linha do dito pela escritora, poetisa carioca Cecília Meirelles que viveu nos anos de 1901-1964: Há pessoas que nos falam e nem os escutamos; há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam; mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossa vida e nos marcam para sempre.”

(Francisco Carlos Caldas, advogado, municipalista e cidadão).

Clique  👉 AQUI   – PARA LER OUTROS ARTIGOS

Compartilhe

Veja mais