A familia é uma das pioneiras na formação do município

Por Nara Coelho

O clube do Bosque, no distrito de Faxinal do Céu, foi o palco escolhido pela família Dellê para realizar o I Encontro de Gerações, que já está na sétima geração.

O encontro era um desejo de muitos, porém, a iniciativa de transformar o desejo em realidade foi de Jocelita do Roccio Dellê, que provocou as primas e tios e foi conversando e organizando o evento.

Cada núcleo de família que ia chegando no clube era uma festa, primos que não se conheciam iam conversando e mostrando as fotografias da família. Vieram familiares de Guarapuava e Reserva do Iguaçu.

HISTÓRICO

A família é uma das pioneiras no município de Pinhão, segundo  informações do senhor Francisco Dellê, que é representante da quarta geração, apresentou a todos a história e as origens da familia Dellê, o patriarca da família é Luiz Dellê, nascido na Suíça em 1867, veio com família para o Brasil em 1878, se instalaram na Região de Colombo, próximo a Curitiba, e Luiz Dellê veio para Guarapuava, e depois para Pinhão, onde em março de 1911 e 1913, adquiriu terras  e a casa comercial de Job Fernandes de Azevedo. Luiz Dellê, nas vindas para Guarapuava e Pinhão, conheceu em Ponta Grossa Maria Cordeiro Dellê, que teve cinco filhos, Francisco Alexandre Dellê que casou com Querobina Rocha Dellê, de Pinhão, João Dellê casou com Ana; Felicidade Dellê se casou com Alcebiades Ferreira Gonçalves;  Lilian Dellê Fontoura casou com Norberto Fontoura e depois Henrique Kinceler;  Natália Dellê, que se casou com Felipe Bauer.

Além de mostrar a árvore genealógica da família, senhor Francisco, falou de marcos históricos como a Guerra dos Farrapos e eventos da monarquia que influenciaram a vinda dos Dellê para o Brasil e Pinhão e apresentou os fatos que ligam a família à familia real.

Os núcleos familiares que estiveram no Faxinal no dia 12 de outubro, sábado, as origens estão diretamente ligados a Francisco e Querobina, que tiveram os filhos: Georgina Dellê Caldas, Alcides Dellê, Silvio Dellê, Aline Dellê Ribas, Ciro Dellê, Arina Dellê Bischof, Jacir Dellê, Sebastião Dellê, Arival Dellê, que já faleceram e mais os filhos Luiz Dellê Neto e José Dellê, o Zezé, que compareceram ao encontro e foram atração, todos queriam tirar foto com os tios que são o elo de ligação entre as gerações mais velhas e as mais novas.

A Família Dellê sempre foi ligada ao comércio, inclusive uma das primeiras Casas Comerciais de Pinhão foi da família e o Pinhão Park Hotel está na família Dellê há três gerações, sendo o primeiro proprietário o senhor Ciro Dellê, pai do senhor Francisco Dellê. Também sempre tiveram uma forte atuação política, tendo vários descendentes atuando no executivo e legislativo de Pinhão.

O ENCONTRO

A Mari Dellê, filha do senhor Luiz Dellê Neto, quem primeiro deu as boas vindas e falou do quanto era bom ver a família ali reunida para conversar, confraternizar e brindar a vida, fez agradecimentos aos que tomaram frente na organização do evento e convidou todos para rezar o Pai Nosso em agradecimento ao encontro.

A mesa destinada às fotos foi se enchendo de lembranças que iam sendo curtidas pelas gerações mais novas e a cada fotografia  buscando as semelhanças físicas entre os patriarcas da família e os netos, bisnetos e tataranetos.

Era bonito de ver o encontro da neta mais velha da família, a senhora Carminha, que hoje está com 80 anos, com as gerações mais novas.

Os dotes culinários e os pratos que foram sendo passados de geração a geração foram formando uma mesa de guloseimas que encheu os olhos e deu água na boca.

O reencontro entre primos e tios que há tempos não se viam e o encontro entre primos que nao se conheciam, provocou um clima de alegria e felicidade, que combinou muito bem com a beleza de Faxinal do Céu.

Para ver as fotos  do evento CLIQUE AQUI

LEIA TAMBÉM:

DELLÊS E PINHÃO

Compartilhe

Veja mais