Vezes ou outra na vida a gente e as pessoas nos deparamos com dilemas, como por exemplos, se fica solteiro ou se casa ou entra em união estável com alguém; se continua casado ou se separa de fato ou se divorcia; se põe ou não filho ou filhos no mundo, se fala ou fica quieto diante de certas situações; se vota em Lula ou Bolsonaro; se vira egoísta ou altruísta, bundão ou cidadão e assim por diante.
Este pensante tem o entendimento de que melhor desses tripés do título acima é se escrever sobre o que tem vontade ou necessidade de dizer, em que pese o resultado dos escritos deixem muito a desejar, sejam pífios, pois, em regras as pessoas leem pouco, e o pouco que leem têm dificuldades de assimilar a mensagem, mas se distorções ocorreram pelo menos se fica com melhores elementos para esclarecimentos, se defender.
E entre as opções falar ou ficar quieto, a quietude, o silêncio é melhor ou menos pior. E até nos anos de 2001-2004 quando estivemos lealmente Vice-Prefeito de Pinhão, uns politiqueiros e maldosos mais limitados tentaram nos rotular e apelidar de forma equivocada e injusta de “Chico Quieto”.
Para meditações, sobre falas e quietude, ou silêncio sepulcral/dos túmulos ou de cemitérios, se coloca abaixo alguns pensamentos que são mais eloquentes, para reflexões de uma coisa ou outra.
Sobre FALAS para não configurar falastrices, hipocrisias e lncoerências:
“Aja antes de falar, e, portanto, fale de acordo com os seus atos.” (Confúcio, filósofo chinês – 550-478 a.C,).
“Geralmente as pessoas que sabem pouco falam muito e as que sabem muito falam pouco.” (Rousseau, filósofo francês que viveu nos anos de 1712-1778).
“Falar sem pensar é atirar sem mirar.” (Provérbio espanhol).
“As pessoas tendem a colocar palavras onde faltam ideias.” (Goethe, polímata alemão que viveu nos anos de 1749 a 1832).
“Ordinariamente o homem que menos sabe é o que mais fala, como a vasilha menos cheia é a que mais chacoalha.” (Marquês de Maricá, político e escritor quer viveu nos anos de 1713-1848)..
“Falar difícil é fácil. O difícil é falar fácil.” (poeta Thiago de Mello, citado por Belmiro Valverde Jobim Castor) – Gazeta do Povo-GP, 27/05/01.
“Há momentos em que calados nos expressamos melhor.” Adaptação feita por Abelardo Maranhão.
“Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio.” (Provérbio indiano)
“Autoridades não podem parecer duas maricotas brigando porque uma usou o varal da outra.” (Luiz Fanchin Jr) – Estado do Paraná – 19/06/99.
“A sabedoria vem do escutar; do falar vem o arrependimento.” (Provérbio italiano) – Gazeta do Povo-GP -12/01/2003.
-“Há pessoas que nos falam e nem os escutamos; há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam; mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossa vida e nos marcam para sempre.” (Cecília Meireles, escritora e professora carioca – 1904 – 2004).
“São sinais de sabedoria, fechar a boca, abrir os olhos e virar as costas” (Cora Coralina, poetisa e escritora goiana, 1889-1985).
“Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar e falar quando é preciso calar-se”. (Provérbio árabe).
“Quanto menos os homens pensam, mais eles falam.” (Montesquieu).
“Antes ficar silencioso e passar por imbecil, do que falar e assim dissipar todas as dúvidas.” (Abraham Lincoln, dos EUA – 1809-1865).
Sobre QUIETUDE, SILÊNCIO, eis algumas pérolas de nossa coletânea:
“O que mais me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.” (Martin Luther King, pastor e ativista político dos EUA, 1929-1968).
“Responder à ofensa com ofensa é lavar a alma com lama. O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de rebater.” (Dalai Lama XIV, líder chinês do Tibet, nascido em 1939).
’Uma semente cresce sem som, mas uma árvore cai com ruído enorme. A destruição tem ruído, mas a criação é silenciosa, Esse é o poder do silêncio. Crescer silenciosamente”. (filósofo chinês Confúcio).
“Respeite seus próprios limites. Quanto estiver irritado e ansioso. Ame o silêncio. No primeiro minuto de tensão, produzimos nossos maiores erros.” (Augusto Cury).
“Falar é prata ou lata, calar é ouro e escrever é diamante e joia mais preciosa. Você deixa legados, se projeta no tempo e espaço.” (Abelardo Maranhão). Minha neta de 6 anos e 9 meses um dia via principalmente escritos vai ler e entender os princípios e as maluquices de seu avô.
Por fim a vida é um ciclo e de altos e baixos e em regra em cima de tripés, não só do simples dualismo: Bem ou mal.
(Francisco Carlos Caldas, advogado, CIDADÃO municipalista).
Clique AQUI – PARA LER OUTROS ARTIGOS