Presidente da Cacicopar Marco Borges,  secretária executiva da Aciap  Suzemar Alves e  o secretário executivo da Cacicopar EvandroLubachoski

A Aciap – Associação Comercial e Empresarial de Pinhão recebeu a Certificação Prata

A tarde desta quarta-feira (14) foi de comemoração para 54 coordenadorias e associações comerciais paranaenses que receberam o reconhecimento pelos resultados obtidos na melhoria de processos e implantação de ferramentas de boas práticas de gestão. As entidades participaram do Programa de Certificação em Gestão da Federação das Associações Comerciais (Faciap), em parceria com o Sebrae/PR.

Os vencedores com as diretorias do Sebrae/PR e Faciap, Associações Comerciais e Coordenadorias regionais que obtiveram melhor pontuação em boas práticas de gestão foram reconhecidas | Foto: Luis Felipe Miretzki)

O programa foi criado no ano passado com o objetivo de alavancar o desempenho organizacional das entidades, melhorando processos e implantando ferramentas de boas práticas de gestão. Foram trabalhados conceitos nas áreas pessoas, processos internos, finanças, atendimento ao cliente, cultura associativa, desenvolvimento local e serviços.  A certificação é alcançada de acordo com as pontuações apuradas em diagnóstico de gestão e resultados, nas categorias Ouro, Prata e Bronze. A entrega das premiações ocorreu no auditório do Sebrae/PR, em Curitiba.

”Essa parceria promove a melhoria do ambiente de negócios não só das coordenadorias e das associações, mas de todos os empreendedores que integram as entidades. A capilaridade da Faciap com seus associados é fundamental para o sucesso deste programa. Com isso, conseguimos melhorar os serviços que o Sebrae/PR oferece, assim como o posicionamento que essas entidades empresariais têm na promoção de um ambiente de negócios mais sustentável para os pequenos negócios”, afirmou o superintendente do Sebrae/PR, Vítor Tioqueta.

O presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, destacou a importância da parceria entre as duas entidades para associações e empresas.

“São 295 associações comercias que são referências do setor produtivo e indutoras do desenvolvimento em suas cidades, sendo a grande maioria de pequeno porte. O programa trouxe melhores condições de estrutura e mais saúde financeira para manterem seus serviços e atenderem de forma mais ampla e eficaz seus associados.”, afirmou.

Vencedor com a certificação Ouro, primeiro lugar entre as associações comerciais, João Sergio Hey, presidente da Associação de Pitanga, região central do Estado, disse que o prêmio consolida uma estratégia de gestão que foi adotada desde a implantação do programa. “Criamos novos critérios para serem aplicados em nossa rotina de trabalho. Hoje temos mais controle e organização de processos internos, gestão mais transparente, melhores resultados financeiros e uma administração mais leve, com mais fluidez, que nos permite oferecer mais serviços e com maior agilidade aos nossos associados”, garantiu.

Na categoria Coordenadorias, que congregam grupos de associações de regiões do Paraná, a vencedora foi a Caciopar, do Oeste. A presidente do Núcleo da Mulher Empresária da entidade, Justina Metzner, fez questão de valorizar o envolvimento de sua equipe no resultado final. “O prêmio é extremamente relevante principalmente para as pequenas associações comerciais. Tanto em relação à capacitação dos colaboradores das entidades quanto no que gerou de valor agregado para melhorar a oferta de produtos e serviços e atrair novos empreendedores ao corpo associativo de cada uma delas. O resultado mostra que as participantes estão mais organizadas, autossustentáveis e mais competitivas. Queremos que este trabalho continue e que tenhamos cada vez mais empresas fortalecendo a economia do nosso estado”, ressaltou.

Também foram premiadas as coordenadorias e associações que alcançaram as melhores pontuações durante o programa, segundo avaliação dos consultores do Sebrae/PR que acompanharam todo o processo. No total, foram 12 coordenadorias e mais de 50 associações participantes do Programa.

Confira quem conquistou o selo:
Cacenorpi (Ibaiti / Joaquim Távora/Pinhalão / Wenceslau Braz)
Cacercopar (Araruna / Mamborê /Quinta do Sol)
Cacesul (Imbituva / Prudentópolis/São Mateus do Sul/União da Vitória)
Cacileste (Guaratuba / Pontal do Paraná)
Cacicopar (Foz do Jordão / Palmital / Pinhão / Pitanga)
Cacicpar (Arapoti/Reserva/Sengés)
Cacier (Altônia/Iporã/Pérola/Tapejara)
Cacinor (Astorga/Ivaiporã/Rondon/São João do Ivaí)
Cacinp (Cambé/Faxinal)
Cacinpar (Alto Paraná/ Nova Londrina/Paraíso do Norte)
Caciopar (Entre Rios do Oeste/Itaipulândia/Mercedes/Missal/Pato Bragado/Terra Roxa)
Cacispar (Itapejara do Oeste/Realeza/Renascença/Planalto / São Jorge do Oeste)

Compartilhe

Veja mais