Fotos: Divulgação Ascom/PMRI

Ônibus transformado em espaço itinerante de cultura

Por Nara Coelho

O prefeito de Reserva do Iguaçu, Sebastião Campos e a secretária de gabinete, Deizi Hoffmeister de Campos, sua esposa, ao ver um ônibus do transporte escolar que já não tinha mais condição de prestar o serviço com a qualidade necessária, tiveram a ideia de transformá-lo em um espaço itinerante para atividades culturais, entre outras.

EXPRESSO DA ALEGRIA

A proposta é que o Expresso Alegria seja utilizado por todas as secretarias propiciando o acesso dos serviços para toda a população, fazendo paradas em escolas públicas, Centros Municipais de Educação Infantil, APAE, parques, praças e Ruas da Cidadania e comunidades do município. “O nosso foco principal são as crianças do município, mas ele é de todas as secretarias. A nossa ideia é que ele não seja só para passeios com as crianças, que seja usado em Campanhas da Saúde e Assistência Social, Feira do Agricultor, Meio-Ambiente, Turismo, Biblioteca Itinerante, Festas Comemorativas”, explicou Deizi.

OS HERÓIS

Deizi contou que o projeto Expresso da Alegria está em construção. que até o final do ano ele estará mais voltado para passear e brincar com as crianças. Ela também destacou a importância dos adolescentes e jovens que abraçaram a ideia e tem participando dos passeios fantasiados de heróis e interagido com as crianças, pois é um trabalho voluntario.

Em 2020, o Expresso da Alegria será envolvido em atividades que levem as crianças a terem contato com eventos educacionais, da saúde, do meio ambiente, leitura, entre outras atividades.

SAMUEL

O jovem Samuel Batista Ferreira, que é coreografo e foi aluno e monitor do projeto Dantemus, é um dos heróis, está bem envolvido com o projeto. “Sonhamos junto com a Deizi e outras pessoas sobre a importância de levar cultura e informação às crianças e jovens e o Expresso vai nos proporcionar várias situações para estarmos perto deles, é um espaço para eles falarem, sonharem, despertar a esperança e a alegria”, explicou.

AS FAMILIAS

Deizi explicou que o Expresso da Alegria está indo nas escolas pegar as crianças, mas que eles vão organizar um ponto fixo e horário para realizar o passeio não só com as crianças, mas com as famílias, pois, segundo ela, ele também será para lazer dos reservenses e um atrativo a mais para os turistas.

Para o prefeito Sebastião Campos o projeto promove o sentimento de pertencimento e envolvimento com a comunidade,“O Projeto busca contribuir para a formação e o sentimento de pertencimento à cidade, atendendo desde crianças em fase de despertar para a sensibilização cultural até adultos”.

PARCEIROS

As pessoas demoraram um pouco para compreender a ideia, mas, à medida que foram entendendo, foram aprovando e foi graças a parcerias que eles conseguiram fazer a transformação no ônibus e comprar as fantasias dos heróis.

Para poder dar mais dinamismo ao Expresso da Alegria, está buscando mais parcerias, “Os jovens têm ido fazer as brincadeiras voluntariamente, mas gostaríamos de dar a eles uma gratificação por esse trabalho, até para eles se sentirem mais motivados e compromissados”, detalhou Deizi.

O PALCO É SEU

Para 2020 a proposta é pegar mais um ônibus do transporte escolar que já estava indo para leilão e transformá-lo em um palco itinerante. “Mais um instrumento para todas as secretarias utilizarem quando vão fazer uma atividade que envolva a comunidade, pois será um palco que já estará pronto, com toda a estrutura”. Contou Deizi.

Ela pretende também reativar o projeto Dantemus, “Trabalhar com criança e adolescente é essencial, pois vemos o quanto eles se transformam, é preparar o futuro”, destacou Deizi.

Compartilhe

Veja mais