Em algum momento você já falou ou já ouviu essa frase acima. Querendo ou não as pessoas ouvem muito sobre fazer o que é certo na vida, até mesmo aqueles que estão andando por caminhos complicados, tomando decisões ruins e danosas, sabem o que é certo.
O grande problema é que muitos ouvem bons conselhos, mas na prática, não consideram tais conselhos. É claro que existem aqueles sim, pensando que estão fazendo o certo, estão caminhando a passos largos e ligeiros, para o caos. Infelizmente nem sempre o saber o que é certo e o fazer o que é certo caminham juntos.
Alguns casos, está no quase, outros, há um abismo entre o saber o que é certo e o fazer o que é certo. Infelizmente, devido ao orgulho, muitos são excelentes para fazer um diagnóstico da vida do outro, mas são péssimos quando se trata de si mesmo. Como Jesus disse, enxergam o cisco no olho do outro, mas não conseguem enxergar um pedaço enorme de madeira nos seus próprios olhos.
É necessário rompermos o abismo entre saber o que é certo e fazer o que é certo. Jesus afirmou em Lucas 6 que aquele que ouve sua palavra e a pratica, é como um homem que construiu sua casa sobre a rocha, e quando vem as tempestades, a casa não cai, não sucumbe diante das lutas. Mas aquele que ouve o que é certo e não pratica, é como um homem que construiu sua casa sobre a areia, sem alicerce, e quando vem as tempestades, a casa cai e é grande a sua ruína.
A questão não é simplesmente saber o que é certo, mas é saber e fazer o que é certo. Indo mais a fundo, a questão não é simplesmente reconhecer que precisa melhorar, mas mudar de fato. Muitos estão trazendo prejuízos sérios para sua vida familiar, profissional e tudo mais, porque não querem atentar para o que é certo e sim seguir seu achismo cheio de orgulho, ou ainda, sabem o que é certo, mas ignoram isso na prática.
Que o Eterno Deus nos ajude a considerarmos o que é certo em tudo o que fazemos. Que os bons conselhos andem sempre juntos com boas práticas, isso sim é viver uma vida bem-sucedida. Que o saber o que é certo e o fazer o que é certo caminhem sempre juntos.
Saber e praticar o que é certo, é o diferencial para que possamos vencer os desafios, provações e demandas na estrada da vida. Viver uma vida significativa é muito mais do que simplesmente saber o que é certo, mas é fazer o que é certo.
Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana do Pinhão