resolução

Fachada da Secretaria de Estado de Saúde – Sesa | Foto:Geraldo Bubniak/AEN

Redação Fatos do Iguaçu com AEN PR

A Secretaria de Estado da Saúde publicou nesta sexta-feira (24) a Resolução número 926/2020, que suspende temporariamente a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos ambulatoriais e hospitalares em todas as unidades hospitalares do Estado. O documento estabelece que apenas cirurgias de urgência e emergência podem ser realizadas

O objetivo é evitar o uso de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que o momento pelo qual passa do Paraná é excepcional e, portanto, medidas extraordinárias são necessárias.

“Devido a ocorrência de muitos casos graves da Covid-19, o aumento do consumo dos medicamentos, a escassez de insumos farmacológicos no mercado, tivemos que suspender temporariamente as cirurgias que não são urgentes”, afirmou o secretário.

Os procedimentos cirúrgicos cardiológicos, oncológicos e de nefrologia seguem conforme a necessidade dos pacientes e a realização de exames de urgência estão condicionados ao médico prescritor.

INTUBAÇÃO – A medida foi necessária tendo em vista que o Estado passa por um contingenciamento de medicamentos para a intubação de pacientes, como os anestésicos e relaxantes musculares.

Com a Resolução, a Secretaria da Saúde objetiva, ainda, otimizar o uso de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), muitas vezes necessários para o período pós-operatórios dos pacientes.

Boletim Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira (24) 2.241 novas confirmações e 53 mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná acumula 63.572 diagnósticos positivos e 1.577 mortos em decorrência da doença. Há ajustes nos casos confirmados detalhados ao final do texto.

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de 53 pacientes, todos estavam internados. São 25 mulheres e 28 homens, com idades que variam de 37 a 93 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 8 a 24 de julho. Os pacientes que faleceram residiam em: Curitiba (23), Paranaguá (4), Cascavel (2), Fazenda Rio Grande (2), Piraquara (2), São José dos Pinhais (2), além de um óbito em cada um dos seguintes municípios: Araucária, Campo Largo, Cianorte, Corbélia, Foz do Jordão, Grandes Rios, Guaratuba, Londrina, Medianeira, Nova Esperança, Pato Branco, Pontal do Paraná, Quedas do Iguaçu, Realeza, Rio Branco do Sul, Santa Helena, São José das Palmeiras e Tibagi.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 687 casos de residentes de fora. 21 pessoas foram a óbito.

LEIA TAMBÉM:

Após 21 dias, Reserva do Iguaçu tem um novo caso de Covid-19 confirmado

Anvisa proíbe venda sem receita de cloroquina e ivermectina

Clique  👉 AQUI  e baixe o aplicativo da WEB RÁDIO FATOS

 

Compartilhe

Veja mais