Mais de 2,2 mil profissionais do Governo do estado começaram nesta sexta-feira (21) a atuar na Operação Verão Paraná 2018/2019, que nesta edição terá 80 dias de duração. Neste período, o Litoral e a Costa Oeste e Norte do Estado contarão com reforço dos serviços do Estado nas áreas da segurança pública, saúde, saneamento, limpeza das praias, meio ambiente, além de internet gratuita. As atividades foram abertas pela governadora Cida Borghetti, em Matinhos, onde está grande parte das movimentadas praias paranaenses.

Cida disse que as equipes do Estado estão à disposição para atender os moradores e os turistas, principalmente durante as comemorações de Natal e Ano Novo e o Carnaval. “Toda a equipe do governo está integrada para servir e oferecer o melhor à população do Estado e aos turistas”, disse a governadora. Ela ainda acrescentou que essa operação, uma das mais longas dos últimos anos, é fruto do trabalho de diversos órgãos do Estado, que se empenharam nos últimos meses e planejaram diversas ações modernas, com foco no bem-estar dos veranistas.

“O Paraná sempre deve oferecer o melhor às pessoas, independente de onde vivem”, afirmou.

O chefe da Casa Militar e coordenador da Operação Verão Paraná 2018/2019, coronel Maurício Tortato, afirmou que mais de R$ 32 milhões estão sendo investidos nas ações, em todos os locais onde há veraneio.

“É um momento especial, um planejamento e cuidado para que tenhamos segurança, saúde, ecologia, educação, cultura, lazer e esporte”, afirmou.

Para o prefeito de Matinhos, Rui Hauer, a parceria com o Estado é essencial para os municípios do Litoral. “A Operação Verão é extremamente importante para nós, porque nessa época a população multiplica por dez e nós não teríamos condições de, sozinhos, prestar um bom atendimento”, afirmou.

SEGURANÇA – Cerca de 1,5 mil profissionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Científica reforçam o atendimento à população e promovem ações preventivas a crimes.

“É a integração completa de todas as forças de segurança, prontas para atender com todo rigor necessário”, disse o secretário da Segurança Pública, Júlio Reis.

O Estado também disponibilizou mais quatro viaturas da patrulha escolar, quatro vans, barcos, um helicóptero e um caminhão linkado com câmeras para fazer o monitoramento nas praias. “Colocamos todo o material necessário para que os veranistas tenham tranquilidade”, disse a comandante-geral da Polícia Militar Do Paraná, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha. São 89 postos guarda-vidas espalhados pelas praias. Os militares estaduais ainda fazem a distribuição de pulseirinhas de identificação de crianças e pessoas com necessidades especiais para evitar desaparecimentos.

O general Luiz Felipe Carbonell, que assume a pasta da segurança pública na próxima gestão, disse que o planejamento da atual equipe será mantido. “As ações foram muito bem planejadas e vamos mantê-las para que, dessa forma, se possa oferecer a melhor à população”, afirmou.

SAÚDE – O Governo do Estado reforçou o atendimento com a contratação de médicos e enfermeiros, colocou UTIs Móveis nos municípios de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná e disponibilizou um helicóptero para atendimento aeromédico. Nas praias haverá tenda com serviços de orientação sobre prevenção de DSTs e HIV. “Garantimos atendimento de qualidade e ações de preservação à saúde da população”, afirmou o secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi.

COPEL E SANEPAR – A Copel reforça as atividades no Litoral com o serviço de Wi-Fi gratuito em diversos pontos das praias, bem como o atendimento ao cidadão em casos de emergência nas sedes de cada município. A Sanepar disponibiliza Ecoduchas em pontos específicos na areia. Também leva máquinas saneadoras para limpeza das praias, oferece cadeiras anfíbias para que pessoas com dificuldades de locomoção possam curtir o banho de mar. O Estado investe R$ 7,5 milhões só no recolhimento do lixo das areias.

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social disponibilizou dois Ônibus Lilás para orientar as pessoas sobre violência contra as mulheres e o Detran criou uma tenda itinerante para esclarecer dúvidas sobre trânsito. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos promove ações educativas e a pasta do Esporte e Turismo oferece atividades recreativas.

Pela Secretária da Fazenda será realizado um trabalho de educação financeira, com orientações sobre nota fiscal, e também faz o cartão cidadão em uma unidade móvel, que ficará disponível no mês de janeiro no Litoral, apenas nos finais de semana.

Por Agência de Noticias do Paraná |Foto:Jaelson Lucas / ANPR

Compartilhe

Veja mais