Rev. Sandro

Nestes dias de Corona Vírus, todos tem experimentado (ou não) de uma virtude desafiadora para os nossos dias – esperar. A geração de nossos avós, tinha mais paciência para esperar. Coisas simples demandavam paciência, como a água do chimarrão da manhã, que não era aquecida por um micro-ondas ou uma chaleira elétrica, era necessário “fazer” o fogo no fogão a lenha, e até esquentar a chapa, consequentemente a água, era um processo e é um processo longo para aqueles que ainda fazem uso do fogão lenha.

Quem lembra da Internet discada, sabe do que significa esperar, alguns levavam dias para baixar uma música. Hoje é tudo rápido, internet, carros cada vez mais velozes, e ainda assim muitos reclamam. Esta geração do agora, do “pra ontem”, junto com a geração mais antiga, estão lidando com o exercício da espera, diante de um vírus que não demorou muito para chegar ao Brasil e não demorou muito para chegar a nossa cidade. É uma espera desafiadora, pois não sabemos quando tudo isso vai terminar. Não há um prazo determinado, os planos mudaram e mudam a cada passo, assim como os decretos. Quando as aulas retornam? Não sei. Quando vai chegar a vacina? Não sei. Quando tudo voltará ao normal? Não sei. O que precisamos neste momento é esperar e aqueles que tem dificuldade de esperar, devem aprender a esperar.

É bom enfatizar que esperar, não significa não fazer nada. Esperar não significa ignorar a existência do vírus e sair fazendo festa, aglomerações enquanto espera. Esperar não significa desesperar, deixar a ansiedade e insônia tomar conta de você. Esperar tem a ver em quem você está se tornando enquanto espera, tem a ver com desenvolvimento, crescimento, reinventar, enquanto aguarda. Esperar é ter a perspectiva de que quando tudo isso terminar, vamos estar mais fortes, mais motivados, mais humanos, mais família, mais produtivos, mais maduros, enfim cristãos mais firmes.

É, eu sei que nas palavras, parece ser mais fácil, mas não é, é um processo. E neste processo da espera, pode acontecer duas coisas, uma delas é você aprender e sair melhor de tudo isso, outra coisa é ignorar esse tempo, só reclamar, aguardar o pior, administrar mal o tempo e sair pior de tudo isso. Como você espera é o diferencial, tanto para passar por tudo isso, como para retornar ao “novo” normal depois. Por último e não menos importante, peça ajuda a Deus, peça a Ele paciência, fale a Ele “me ensine, me ajuda a esperar”. Peça a Deus discernimento e sabedoria para lidar com tudo isso, para conduzir sua família, para administrar bem todas as tensões.

Deus não é afetado pelo Corona, Ele cuida daqueles que o amam, todos os dias e em todos os contextos. Enquanto esperamos, aprendamos a dar valor ao que realmente importa, aprendamos a perdoar mais, a lançar fora os fardos do rancor, da mágoa, de desacertos. Vamos juntos, melhorar, para que, quando tudo isso terminar, vivamos melhor.

Rev Sandro – pastor Igreja Presbiteriana de Pinhão

Compartilhe

Veja mais