Projeto busca estimular a leitura entre as crianças

Durante os dias 11 a 16, a Escola Municipal Frei Francisco realizou a Feira de Livros para seus alunos e comunidade. Pela Feira passaram as escolas municipais da sede e interior e particulares. As escolas do interior conseguiram vir graças ao apoio da Secretaria de Educação cedendo o transporte escolar.

O projeto já está na sua 3ª edição e tem o objetivo de incentivar a leitura de diversas formas. Ao longo do ano são realizadas atividades em sala de aula voltadas à literatura, e a leitura de modo geral, e em setembro é realizada a feira, com a junção de todas estas atividades, mais a venda de livros e apresentações artísticas e culturais no ginásio da Escola Frei Francisco.

Este ano a escola fez uma parceria com uma livraria de Pato Branco, que disponibiliza os livros para venda e a verba arrecadada é revertida para melhorar a biblioteca da escola. “Nós recebemos os alunos do 1º ao 5º ano municipal e a intenção com essa Feira é justamente propiciar um contato diferente com o universo dos livros promovendo a integração entre eles, porque a leitura não deve se tornar algo monótono e cansativo, mas sim, divertido, prazeroso, por isso, durante os bimestres os professores trabalham em sala para desenvolver a imaginação e a criatividade das crianças, originando uma melhora na interpretação dos textos e da escrita. É um conjunto completo e eficaz para a alfabetização das crianças”, explica a pedagoga da escola, Cirene Lisboa Hoffmann. A participação do autor de livros infantis. Flavio de Souza, que conversou e contou historias para as crianças. Quem passou pela Feira pode acompanhar algumas apresentações artísticas. Entre os destaques,  apresentação de alguns integrantes da Banda Municipal, balé pelo Estúdio Inovare, o grupo de balé do município e um teatro com os alunos do curso de magistério.

A pedagoga ainda destacou a importância da participação de todos na construção da Feira. “Sem a ajuda de todos não seria possível promover a Feira, esta ação não é apenas um projeto da direção ou minha, mas de toda a escola, neste momento os professores estão trabalhando em sala de aula, mas para chegar até aqui, eles trabalharam muito com os alunos e contribuíram na organização. As serventes, o pessoal da secretaria, e os demais funcionários, todos ajudaram a organizar a feira da melhor forma possível”, diz Cirene.

Clique AQUI  e confira a Galeria de Fotos

Compartilhe

Veja mais