Mais uma crônica de Francisco Carlos Caldas

Na tarde e noite do dia 29/06/18, estivemos no Colégio Procópio Ferreira Caldas, de Pinhão,  fazendo uma falinha e reflexões sobre escala/hierarquia de valores, num momento em que no geral se constata estarmos sofrendo e cada  vez mais crise e inversão de valores.

É muito interessante que as pessoas parassem para pensar e cada um fizesse a sua escala de valores, pegando alguns e atribuindo notas de 1 a 10 e depois fizesse uma ligação  que vai formar uma figura, que  pode ser trabalhado melhorias – aperfeiçoamentos que cada um precise fazer.

Os valores a serem mensurados podem ser os mais variados. Temos nas nossas reflexões apresentados 3 (três) relações. Um deles contendo: amor, autoestima, coerência, dinheiro/bens, competência/estudos, deveres, disciplina/respeito, direitos, economia, ética, espiritualidade/religião, família, lazer/prazer, leis/princípios, organização, simplicidade, paz, poder/prestígio, trabalho.

Outra, conjunto  dos seguintes valores: amor, autoconfiança, comunicação assertiva, cortesia, empatia, flexibilidade, honestidade, humildade, inteligência emocional, otimismo, perseverança, respeito, responsabilidade, solidariedade, tolerância às diferenças e trabalho. E também uma terceira extraída da cultura japonesa: cidadania, cultura preservada, disciplina, gratidão aos antepassados, harmonia, honestidade, hospitalidade, pontualidade, pureza, respeito ao próximo, rigor, trabalho, tranquilidade, união.

Isso tudo tem potencial de gerar depois, definições de missão (razão de ser), visão (espécie de sonho) e valores, nas atividades de cada um.

Nessa linha educacional/formacional, e com base entre outros  nos tripés: família, escola e religião; ver, julgar e agir,  diminuiríamos em tese, a crise de valores, atos infracionais, corrupção, criminalidade, desperdícios, improbidades, injustiças, lambanças,  paternalismos, patrimonialismos, privilégios, vandalismos, vícios e males do gênero, que nos castigam e corroem.

E com uma   vida regrada em ética, civismo, disciplina, moral, organização, princípios, valores, virtudes, tem tudo para uma caminhada e novo tempo de vida boa, útil e com DIGNIDADE.

Eis aí, uma pequena recaída do nosso passado, de aluno e  professor de  Educação Moral e Cívica, OSPB, Estudos dos Problemas Brasileiros-EPB, História e Legislação.

        Francisco Carlos Caldas, advogado, municipalista, cidadão. | E-mail [email protected]

 

Compartilhe

Veja mais