E eis que nossa vida cavernosa se alumiou. É isso que Cristo é: luz que nos guia, que nos vivifica, nos salva e nos liberta de nós mesmos. Entre outras coisitas mais.

A nossa vida, no fundo, é isso: um buraco no qual nos escondemos do sol da verdade, fazendo das sombras dos nossos pecados prediletos o caminho para uma vida que segue trombando entre enganos e auto enganos.

Por isso, de certa forma, vivemos entre a grota de Platão e a gruta de Belém. Essa é uma imagem que gosto de ter em mente. Não apenas no santo Natal. Sempre.

Gosto de lembrar que Arístocles nos convida para sairmos de nossa prisão, feita com grades forjadas com os nossos erros e de paredes edificadas com nossas ilusões e, principalmente, procuro não esquecer que Deus, em sua imensurável misericórdia, entrou em nossa prisão mental e espiritualmente rochosa, através da gruta de Belém para nos chamar à Ele, que é o caminho, a verdade e a vida.

De modo similar ao que nos é ensinado através da alegoria da caverna, uns O viram como um escândalo, outros o tiveram na conta de um louco e, um bom número, desejaram e desejam a sua morte. Pois é. Tolos.

E se matamos, em nossa alma, o princípio e o fim de todas as coisas, o que nos resta é apenas uma prisão de trevas sem limites e de duração indeterminada.

Cristo, o Verbo divino encarnado, é uma loucura escandalosa porque a Verdade nos incomoda. Ela toca nossas feridas pustulentas há muito esquecidas e isso dói, dói pra caramba, porque não há cura sem desconforto e sem o desejo sincero e a vontade resoluta do paciente de ser resgatado de sua enferma situação, da nossa decaída condição.

Enfim, neste e em todos os natais que estão por vir, façamos de nosso coração uma simples manjedoura para receber a Verdade que se fez carne e, assim, nos libertar do cárcere da caverna de nossa vida.

É isso. Um feliz Natal para todos.

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela


Comentário radiofônicos – Iguaçu FM

Conferências radiofônicas – Iguaçu FM

#   #   #

Essa iniciativa tem o apoio cultural de XerinhoBão – difusores, home spray, águas de lençóis & óleos essenciais DoTERRA. Acesse: https://www.mydoterra.com/dilvanacaldas/#/

#   #   #

Muito obrigado por ter lido nossa modesta escrevinhada até o fim e, se você achou o conteúdo da mesma interessante, peço, encarecidamente, que a recomende aos seus amigos e conhecidos, compartilhando-a. Desde já, te agradeço por isso.

https://www.facebook.com/blogdodarta/

http://professorzanela.k6.com.br

https://linktr.ee/dartagnanzanela

 [email protected]

Compartilhe

Veja mais