Entidades públicas e privadas da região buscam união para motivar e promover interação entre os empresários 

Redação Fatos do Iguaçu com Assessoria

Para ajudar os empreendedores a buscarem novas soluções, as duas principais entidades representativas do setor empresarial da região da Cantuquiriguaçu, Sebrae/PR, representantes de entidades públicas e privadas e de entidades de classe compõem o Comitê Territorial dos Pequenos Negócios (CTPN), estão promovendo ações em conjunto.

Com objetivos em comum, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresarias do Oeste (Caciopar) e a Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Centro Oeste do Paraná (Cacicopar) se uniram para traçar ações prioritárias para o território, com foco no desenvolvimento dos municípios.

Inicialmente, foram estabelecidas três frentes para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas: incentivo às compras públicas; desenvolvimento de políticas públicas municipais de apoio ao crédito; e fomento à inovação, uma vez que o cenário atual necessita de um perfil inovador e de uma gestão diferenciada nos pequenos negócios.

“O contexto nos fez perceber a necessidade de aproximar ainda mais as entidades empresariais e coordenadorias da região oeste e do território Cantuquiriguaçu. Planejamos diversas ações conjuntas que poderão agregar conhecimento e troca de experiências entre os empreendedores. No entanto, dadas as condições que vivemos no momento, adiamos as atividades presenciais e passamos a realizar as lives”, indica a consultora do Sebrae/PR e coordenadora do CTPN, Elisângela Rosa. 

Desde o início de abril, já foram realizadas lives sobre gestão em tempos de crise, com o professor universitário Cláudio Carrasco; debate sobre linhas de crédito emergenciais e fundo de aval das sociedades garantidoras de crédito, com o consultor do Sebrae/PR, Adir Mattioni, o presidente da Garantioeste, Edson Carollo, o diretor de negócios da Garantioeste, João Webers, e o gerente da regional oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein.

Além disso, o palestrante Jean Matos também abordou a inovação em tempos de crise; o especialista em negócios digitais Hector Felipe Cabral falou sobre marketing digital para pequenos negócios e o consultor Braz Vendramini levou aos empresários a temática da renegociação em tempos de crise. Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Laranjeiras do Sul também discutiram as mudanças da legislação trabalhista durante a pandemia.

“Reunimos virtualmente os membros do Comitê Territorial dos Pequenos Negócios da região Cantuquiriguaçu para identificar as principais necessidades do momento. Ouvindo as sugestões, entendemos a necessidade de trabalhar capacitações específicas em conjunto com as coordenadorias para que o empresário pudesse compreender mais o contexto desse ‘novo normal’, que se discute agora”, pontua a consultora do Sebrae/PR, Angélica Weirich. 

Para a presidente da Cacicopar e vice-presidente da Faciap, Maria Inês Cordeiro da Silva Guiné, outro fator importante nestas ações é a união que se forma a partir do conteúdo compartilhado.

“Com essas lives tenho dito que os empresários estão sentindo que não estão sozinhos. Estamos formando uma grande corrente e o sistema está mais entrelaçado do que nunca. São ações que nos fortalecem enquanto entidade, além de agregar conhecimento e motivar os empreendedores do território”, evidencia a presidente da Cacicopar e vice-presidente da Faciap, Maria Inês Cordeiro da Silva Guiné. 

Para o vice-presidente do setor de Comércio da Caciopar, Reni Felipe, os trabalhos também se destacam pela qualidade e interatividade.

“Sem precisar sair de casa, os empresários estão tendo acesso a conteúdos de valor altíssimo, que motivam pequenas mudanças no dia a dia. Já estamos tendo trocas valiosas de conhecimento e experiência entre os participantes. Para o pós-crise, precisamos manter esse entusiasmo e conseguiremos crescer muito”, destaca Reni.

As lives são gratuitas e transmitidas pelo facebook.com/territoriocantuquiriguacu/. Os interessados em participar podem buscar o link de acesso nas associações comerciais dos seus municípios ou diretamente com o Sebrae pelo telefone (45) 3321-7097 ou pelo e-mail [email protected]. A programação de conteúdos é atualizada constantemente, sempre acatando sugestões e pedidos dos empresários participantes.

  

Sobre o Comitê Territorial dos Pequenos Negócios

Lançado na região oeste e no Território Cantuquiriguaçu em 2017, o Comitê Territorial dos Pequenos Negócios (CTPN) trabalha em conjunto com os Comitês Gestores Municipais (CGM) e Conselhos de Desenvolvimento Municipal (CDM), a fim de propor ações embasadas na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Entre os principais objetivos do grupo estão a criação e implementação de propostas de ações territoriais para a melhoria dos temas de ambiente de negócios; contribuir com os CGM e CMD para a melhoria do ambiente de negócios; compartilhar boas práticas na implementação da Lei Geral; gerar sinergia entre as instituições do território; articular e negociar parcerias territoriais, estaduais e nacionais para a execução das ações estruturantes; e sugerir e articular ações junto ao Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopeme).

O movimento é aberto ao ingresso de novos participantes. Para isso, basta entrar em contato com o Sebrae/PR pelo telefone (45) 3321-7097.

 

Compartilhe

Veja mais