apelo

Redação Fatos do Iguaçu

A enfermeira Ana Lurdes Charnoski, responsável da vigilância epidemiológica, divulgou em suas redes sociais que esta semana foi intensa na Unidade Sentinela em Pinhão-Pr, foram realizadas 279 consultas médicas. Entre os casos ativos com Covid-19, mais os suspeitos e os monitorados em isolamento domiciliar, representa 498 pessoas que necessitam de acompanhamento e orientações.

Pede encarecidamente às pessoas que procurem a Sentinela se estiverem sintomáticos, ou seja, que tem sintomas, para isolar e serem monitorados.  Não adianta fazer teste rápido negativo e estar com sintomas circulando e transmitindo o vírus, haja vista que existe um período que chamamos de janela sorológica para a detecção viral.

Confira a íntegra da postagem:

“Tivemos uma semana intensa na sentinela esta semana com um total de 279 consultas médicas e chegamos no patamar de 333 pessoas já infectadas pelo Coronavírus. Hoje, dos 101 casos   ativos com COVID + 188 suspeitos + 200 monitorados temos um total de 498 pessoas que necessitam de acompanhamento e orientações. O número de telefone da Sentinela e Epidemio estão congestionados e temos ainda toda parte burocrática que deve ser  alimentada nos sistemas do estado.  Muitos pacientes ativos com COVID possuem complicações que necessitam de um olhar e cuidados mais avançados para evitarmos mais óbitos. Além disto, tivemos a perda esta semana de um profissional médico e temos alguns profissionais de saúde em isolamento.

Pedimos encarecidamente às pessoas que procurem a Sentinela se estiverem sintomáticos, ou seja, que tenham sintomas para isolar e serem monitorados. Não adianta fazer teste rápido negativo e estar com sintomas circulando e transmitindo o vírus, haja vista que existe um período que chamamos de janela sorológica para a detecção viral. O protocolo é claro, pessoas com sintomas devem ser isoladas e coletado swab nasofaringe (ou seja, o exame do cotonete).  Nos ajudem a passar a informação correta à população, desde já agradecemos em nome de toda a equipe Sentinela”.

Compartilhe

Veja mais