JOVEM APRENDIZ

Agência do Trabalhador em Pinhão está apta a tirar as dúvidas  

Nara Coelho
POR NARA COELHO

Jovem Aprendiz é um programa que visa inserir adolescentes e jovens no mercado de trabalho. Jovens entre 14 a 18 anos podem ser contratados pelas empresas, desde que estejam estudando. O regime de trabalho é diferenciado, a carga horária, bem como o salário.

Subsídio para a empresa

Como 2020 está um ano atípico devido à pandemia do covid-19, em março o governo estadual lançou o Programa Cartão Futuro Paraná, através da Lei Estadual 20.328/2020 autoriza o pagamento da subvenção econômica nos contratos dos Jovens Aprendizes em caráter emergencial para minimizar os efeitos da situação de calamidade pública no Estado do Paraná.

COMO FUNCIONA

O empregador terá duas situações em que poderá solicitar o subsídio. No caso de já ter na sua empresa jovens aprendizes poderá solicitar por cada jovem o subsídio de R$ 300,00, ou poderá requisitar o subsídio de R$ 500,00 caso contrate novos jovens aprendizes.

IMPORTANTE

Nas duas situações o subsídio será repassado por três meses. O empresário assume o compromisso que manterá por no minimo mais dois meses o jovem aprendiz após o recebimento da última parcela do subsídio.

 O JOVEM APRENDIZ

Para participar do programa o jovem deve pertencer a uma família com renda mensal per capta de até meio salário-mínimo; ter concluído o ensino médio ou estar matriculado e frequentando regularmente o ensino fundamental, médio ou cursos de educação de jovens e adultos. Também deve estar cadastrado nas unidades do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda (Sine-PR) ou em uma das 216 Agências do Trabalhador do Paraná.

MAIS INFORMAÇÕES

Os empresários interessados podem acessar o site do Cartão Futuro: https://www.cartaofuturo.pr.gov.br/pages/cadastro/index.php, ir até a Agência do Trabalhador em Pinhão, na rua Francisco Dellê, ou mesmo ligar, 3677 2228 ou 3677 1031.

 


Compartilhe

Veja mais