EMMY 2020

O apresentador Jimmy Kimmel conseguiu “prender” o público

 

Por Narion Coelho

 

A edição 2020 da maior premiação da TV americana aconteceu neste domingo (20).

A 72° edição do evento aconteceu de forma virtual e foi apresentada pelo comediante Jimmy Kimmel.

O desafio era entregar o troféu ao vencedor no momento da premiação e captar as reações de cada indicado no momento do anúncio do vencedor.

Para que tudo pudesse acontecer da forma mais parecida com as edições anteriores, equipes de filmagem acompanham 138 estrelas, em 114 locais diferentes em 10 países.

Alguns vencedores receberam suas estatuetas por membros da equipe vestidos com trajes contra contaminação, e outros ganharam caixas que só se abriam quando o prêmio foi confirmado.

O Staples Center em Los Angeles (local da premiação) estava silencioso e recortes de papelão de celebridades ocupavam as cadeiras vazias para compensar a falta de público.

Já os efeitos visuais e sonoros de platéia ficaram por conta de imagens de públicos anteriores do Emmy rindo e aplaudindo entre as piadas de Kimmel, que conseguiu “contornar a situação anormal” muito bem dando ao show um ar menos estranho, o que funcionou muito bem.

Um grande telão atrás de Kimmel no palco ajudou a mostrar, ao vivo, os indicados (diretamente de suas casas) no momento do anúncio do vencedor em cada categoria.

Indicados ao Emmy 2020
o telão foi o grande aliado na noite de premiação virtual. | Foto: o telão foi o grande aliado na noite de premiação virtual.

Jimmy Kimmel apresentou os vencedores da maioria das categorias, mas alguns convidados compareceram presencialmente em alguns momentos.

Jennifer Aniston foi uma das estrelas que aparecerem pessoalmente na premiação do Emmy. Ela chegou para auxiliar Kimmel no início do evento.

O ator Randall Park, de “Fresh Off the Boat”, apresentou um dos prêmios ao lado de outro apresentador no mínimo interessante, uma alpaca (eu achei que era uma Lhama) com gravata borboleta.

Já o ator Jason Sudeikis, da série “Ted Lasso”, realizou um teste de covid-19 ao vivo enquanto apresentava o prêmio de melhor série de comédia. Ele bem que tentou ignorar a presença da profissional de saúde com máscaras, luvas e óculos de proteção que inseria um cotonete em seu nariz mas não sei se conseguiu.

Apresentadores do Emmy 2020
Randall Park, Jennifer Aniston e Jason Sudeikis estiveram pessoalmente no palco do Emmy 2020. Foto: The Television Academy e ABC Entertainment/AP

A minissérie “Watchmen”, da HBO, foi produção mais indicada do ano, concorrendo em 26 categorias, mas abocanhou apenas quatro prêmios. Com o mesmo número de prêmios, “Succession” também da HBO, foi outra vencedora.

Porém, “Schitt’s Creek”, do canal canadense Pop TV e disponível no UOL Play e Comedy Central aqui no Brasil, foi a grande vencedora da premiação, conquistando o prêmio em todas as categorias em que foi indicada, ou seja, levou sete prêmios – série de comédia, melhor ator de comédia, Eugene Levy, melhor atriz de comédia, Catherine O’Hara, os coadjuvantes Dan Levy e Annie Murphy, roteiro e direção.

Os sete prêmios foram o presente de despedida da série sobre uma família de magnatas falidos que busca se reerguer em uma pequena cidade do interior comprada como brincadeira anos antes, pois a sexta temporada foi a última do sitcom.

Além dos sete prêmios na cerimônia, a produção ganhou em uma categoria, a de melhor direção de elenco em série de comédia.

Tratando dos serviços de streaming que produzem séries e filmes originais, a HBO foi a principal vencedora, com 30 troféus ao todo.

A Netflix, ficou com 21 troféus, entre eles melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama (Julia Garner) e melhor direção de minissérie ou filme para TV (Maria Schrader – “Unorthodox”).

Mas, nem só de ganhadores é feito o Emmy. A série “The Good Place” estava concorrendo em cinco categorias, incluindo “Melhor Série de Comédia” e “Melhor Roteiro de Comédia”, mas ficou sem nenhum prêmio.

Parece que os filmes da Marvel faziam parte da premiação, uma vez que indicados de algumas das principais categorias participaram de produções do MCU: Mark Ruffalo (Hulk), Hugh Jackmann (Wolverine), Don Cheadle (Máquina de Combate) e Zendaya (a Maryjane de Spiderman De Volta ao Lar e Spiderman Longe de Casa).

Falando em Zendaya… A atriz de “Euphoria” faturou o Emmy de “Melhor Atriz de Série Dramática”, tornando-se a atriz mais nova (24 anos) a levar o troféu na categoria.

Zendaya
Zendaya é a atriz mais nova a conquistar o Emmy de “melhor atriz de série dramática” | Foto: Reprodução/YouTube/Television Academy

Quase no fim da cerimônia é que aconteceu uma das maiores surpresas: Phoebe, Monica e Rachel, da série Friends, apareceram para uma videoconferência com Jimmy Kimmel. Muita gente foi pega de surpresa com a aparição virtual das atrizes de Jennifer Aniston (que foi para casa logo após sua participação presencial no palco do Emmy), Courtney Cox e Lisa Kudrow no Emmy de ontem.

Para Aniston, indicada por seu papel na série “The Morning Show”, a cerimônia era oportunidade perfeita para convidar alguns amigos. Enquanto ela conversava com o apresentador Kimmel, Courtney Cox surgiu na tela.

Quando Jimmy perguntou “É a Courtney ali?”, a intérprete de Monica respondeu “É claro que sou eu, a gente mora juntas desde 1994”, em referência ao ano de estréia de Friends. Além de Cox, Lisa Kudrow, a atriz que interpretou Phoebe na série, também estava na casa de Aniston e apareceu na tela para conversar com Jimmy Kimmel.

Rachel
Lisa, Jennifer e Courtney, as amigas de Friends | Foto: reprodução/Twitter

Veja a lista completa de vencedores do Emmy 2020 abaixo:

MELHOR SÉRIE DE COMÉDIA: Schitt’s Creek

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE COMÉDIA: Catherine O’Hara (Schitt’s Creek)

Catherine
Foto: The Television Academy e ABC Entertainment/AP

MELHOR ATOR EM SÉRIE DE COMÉDIA: Eugene Levy (Schitt’s Creek)

Eugene Levy
O produtor executivo e ator de “Schitt’s Creek” Eugene Levy agradece pelo prêmio de “melhor ator em série de comédia” | Foto: The Television Academy e ABC Entertainment/AP

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA: Annie Murphy (Schitt’s Creek)

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA: Daniel Levy (Schitt’s Creek)

MELHOR DIREÇÃO EM SÉRIE DE COMÉDIA: Andrew Cividino e Daniel Levy (Schitt’s Creek)

MELHOR ROTEIRO EM SÉRIE DE COMÉDIA: Schitt’s Creek – “Happy Ending”

MELHOR SÉRIE DE DRAMA: Succession

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE DRAMA: Zendaya (Euphoria)

MELHOR ATOR EM SÉRIE DE DRAMA: Jeremy Strong (Succession)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE DE DRAMA: Julia Garner (Ozark)

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DE DRAMA: Billy Crudup (The Morning Show)

MELHOR DIREÇÃO EM SÉRIE DE DRAMA: Andrij Parekh (Succession)

MELHOR ROTEIRO EM SÉRIE DE DRAMA: Succession – “This Is Not For Tears”

MELHOR MINISSÉRIE: Watchmen

MELHOR FILME PARA A TV: Má Educação

MELHOR ATRIZ EM MINISSÉRIE OU FILME PARA A TV: Regina King (Watchmen)

Regina King
Foto: The Television Academy e ABC Entertainment/AP

MELHOR ATOR EM MINISSÉRIE OU FILME PARA A TV: Mark Ruffalo (I Know This Much is True)

Mark Ruffalo
Foto: The Television Academy e ABC Entertainment/AP

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM MINISSÉRIE OU FILME PARA A TV: Uzo Aduba (Mrs. America)

Uzo Adub
Foto: The Television Academy e ABC Entertainment/AP,

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM MINISSÉRIE OU FILME PARA A TV: Yahya Abdul-Mateen II (Watchmen)

Yahya Abdul-Mateen I
Foto:The Television Academy e ABC Entertainment/AP

MELHOR DIREÇÃO EM MINISSÉRIE OU FILME PARA A TV: Maria Schrader (Nada Ortodoxa)

MELHOR ROTEIRO EM MINISSÉRIE OU FILME PARA A TV: Watchmen – “This Extraordinary Being”

MELHOR ANIMAÇÃO: Rick And Morty

MELHOR TALK SHOW DE VARIEDADES: Last Week Tonight with John Oliver

MELHOR PROGRAMA DE COMPETIÇÃO: RuPaul’s Drag Race

Fonte: Omelete, Uol, G1

Siga a Cultura Pop no Twiter e no Facebook

Compartilhe

Veja mais